CapivariDestaques

Capivari realiza primeira campanha de Doação de Sangue do ano

Neste sábado (17), das 8h às 12h, Capivari realiza a 1ª Campanha de Doação de Sangue do ano. A meta da Secretaria de Saúde é coletar 200 bolsas de sangue, superando a última campanha, realizada em julho do ano passado, que coletou 122.

Iniciativas como a de Capivari são fundamentais para ajudar os bancos de sangue, que estão em baixa desde o começo da pandemia.

Dados do Serviço Social de Captação de Doadores do Hemonúcleo de Piracicaba, mostram que em 2020, a queda no número de doares de sangue chegou a 40%, quase metade, se comparado com as doações de 2019.
Ainda no Hemonúcleo de Piracicaba, nestes três primeiros meses do ano, as doações continuam baixas. No período de janeiro a março de 2021, foi registrada uma queda de 12% nas doações, quando comparado com o mesmo período de 2020.

“A demanda diária do Hemonúcleo é de em média 24 bolsas de sangue por dia. Nosso estoque deveria ter sempre cinco dias de demanda garantidos. Isso não está ocorrendo, estamos com os estoques abaixo do recomendado”, explica a assistente social de Piracicaba, Luciana Sacheto Bueno.

Seja um doador

Mesmo no auge da pandemia da Covid-19, é possível ser um doador de sangue. Uma das oportunidades será no sábado (17), em Capivari, na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes, 1351, no Centro.

Para fazer a doação é preciso levar o RG ou outro documento com foto, ter entre 18 e 69 anos, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos. No dia da doação é indicado tomar um café leve, ter repousado pelo menos seis horas e não consumir bebida alcoólica no dia anterior.

Outra opção para doar sangue é no Hemonúcleo de Piracicaba, com agendamento através do telefone (19) 3031-7050 ou pelo site agendamento.hemocentro.unicamp.br. As orientações sobre peso, idade e os cuidados são as mesmas da campanha de Capivari. As doações são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, na rua Silva Jardim, 1.700.

Por conta da Covid-19, é importante que o doador evite doar sangue se teve sintomas de gripe ou febre nos últimos 15 dias. Em casos confirmados de coronavírus, ou contato com outras pessoas infectadas, a orientação é que aguarde o prazo de pelo menos 30 dias.

Lei

Recentemente foi aprovado em Capivari, o projeto de lei nº 002/2021, de autoria do vereador Thiago Braggion (PSL), que dispõe sobre o atendimento prioritário aos doadores de sangue no município.

O PL tem como objetivo incentivar o aumento de doações de sangue no município, haja vista que o número de doadores no país é pequeno – de acordo com pesquisa divulgada pelo Governo Federal, a cada mil habitantes, apenas 16 são doadores de sangue –, e diminuiu ainda mais no período da pandemia.

Para usar a fila preferencial, o doador deverá apresentar o comprovante de doação de sangue contendo nome, número do RG ou CPF e carimbo do órgão ou assinatura do técnico responsável pelas coletas. A lei é válida para todos os estabelecimentos particulares, comerciais, bancários, de serviços e similares, bem como para repartições públicas municipais, estaduais e federais localizadas em Capivari.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?