Geral

Capivari recebe atletas olímpicos e paralímpicos

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realiza na próxima quarta-feira, 17, às 19h, no Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini (Ronaldão), o “Festival Municipal de Tênis de Mesa 2013”, modalidade esportiva na qual a cidade ganhou notoriedade nos últimos anos. A presença de atletas olímpicos e paralímpicos será uma das atrações do evento.
“O tênis de mesa passou a fazer parte da cultura esportiva de Capivari”, afirma o técnico da seleção brasileira paralímpica, Paulo Camargo, parceiro da Sejel na organização do Festival. O treinador é um dos principais responsáveis pelo crescimento da modalidade no município.
A programação do evento, que tem apoio da empresa Branyl e do Capivari Clube, inclui: apresentação de atletas de Capivari e das seleções olímpica e paralímpica; aula e torneios abertos ao público; e homenagens a autoridades locais e incentivadores do esporte na cidade.
O Festival reforça a metodologia de trabalho da Sejel, que busca oferecer à população um leque de atrações eclético. “Nossa intenção é diversificar ao máximo a programação esportiva da cidade. Dessa forma, buscamos atingir todos os públicos”, explica o secretário da pasta, Murilo Castellani.
Com a realização do evento, a Sejel sinaliza sua intenção de investir na modalidade. “Esse é um primeiro passo, uma tentativa de dar mais força ao esporte e poder oferecê-lo à população em geral”, diz o diretor de Esportes da Sejel, Rui Sanches.
Camargo, que também já treinou a seleção olímpica de tênis de mesa, entende que o Festival sela o início de um trabalho conjunto com a Sejel. “Essa é uma parceria que poderá ter muito sucesso”, afirma.

Notoriedade
No início dos anos 2000, com a chegada do professor Paulo Camargo ao município, o cenário do tênis de mesa começou a mudar. Com a implantação de um projeto para formação de atletas, os resultados não demoraram a aparecer. Foram revelados mesa-tenistas que levaram o município a títulos estaduais, nacionais e até internacionais, com destaque para Pedro Uemura, que faturou o Campeonato Latino-Americano, em Cuba. Alguns competidores de Capivari também chegaram a realizar estágio técnico na França. A cidade recebeu ainda atletas de 12 países (Colômbia, Uruguai, Equador, Panamá, Porto Rico, Chile, El Salvador, Honduras, Suécia, Canadá, Argentina e Cuba) para treinamento, além de sediar uma das seletivas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?