CapivariNotícias

Capivari recebe workshop sobre inclusão profissional de pessoas com deficiência

Cerca de 50 empresários e profissionais de RH participaram da atividade

O workshop “Contratação e retenção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho” foi apresentado para cerca de 50 empresários e profissionais de recursos humanos na última quinta-feira, 30, na Câmara de Capivari.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o gabinete da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Mediado por Aline Morais e Rafael Públio, assessores da parlamentar, o workshop abordou temas como: deficiência e inclusão; acessibilidade e tecnologia assistiva; legislação; e orientações para desenvolvimento de programa de inclusão profissional.

Segundo a diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marina Lopes, o curso teve como objetivo “quebrar preconceitos e fortalecer requisitos fundamentais de acessibilidade e respeito à diversidade no ambiente de trabalho”.

 

Regulamentação

A lei federal nº 8.213/91 estabelece a cota de contratação de profissionais com deficiência. No entanto, segundo Públio, “ainda são grandes os desafios para as empresas incluírem esses profissionais no mercado de trabalho”.

Aline Morais explicou que a atividade buscou “preparar as empresas para receber as pessoas com deficiência, mostrando que a inclusão efetiva e participativa amplia as perspectivas econômicas das empresas”.

 

Participação

“Há uma grande necessidade de trabalharmos esses temas na sociedade, nas empresas e com as famílias”, defendeu o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Cristian Fernandes.

Para Marcos Belfante, representante da empresa Mega Laser, é preciso estar ciente de quais medidas tomar para a contratação da pessoa com deficiência. “O curso foi muito bom. Precisamos quebrar os preconceitos existentes na sociedade, criar uma nova consciência e assim dar oportunidades”, disse.

Além das orientações, os palestrantes disponibilizaram aos participantes uma cartilha sobre inclusão profissional como material de apoio ao curso. O mesmo material está disponível para download no site: www.maragabrilli.com.br/livros.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?