Capivari

Capivari se inscreve para receber médicos

Dez cidades da região de Piracicaba se candidataram para receber profissionais pelo programa Mais Médicos para o Brasil, do governo federal. A lista foi divulgada no final da tarde de sexta-feira (26) pelo Ministério da Saúde. O prazo de inscrições terminou à meia-noite desta quinta-feira (25).
No estado de São Paulo, 309 municípios aderiram ao programa (48% do total). Juntos, apresentaram demanda para receber 2.197 médicos para a atenção básica. Não foram informados os números de cada município. No Brasil, 3.511 cidades se inscreveram no programa (63% do total). Ao todo, as cidades cadastradas solicitaram 15.460 médicos.
Da região, se inscreveram as prefeituras de Capivari, Charqueada, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Iracemápolis, Limeira, Mombuca, Nova Odessa, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste (SP), segundo o Ministério da Saúde.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Capivari, foram solicitados dois profissionais para o programa “Mais Médicos”, contudo, a cidade não foi contemplada na primeira fase por não ter 10% da população abaixo da linha da pobreza. “Neste momento, foram privilegiados os municípios que estão com mais dificuldades”, informou em nota.
A Prefeitura de Mombuca declarou ter solicitado apenas 1 médico, pois o município já conta com o quadro atualizado de acordo com o número de habitantes.
Atenção básica
Lançado no último dia 8, o Mais Médicos integra o plano do governo para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais selecionados receberão bolsa federal de R$ 10 mil, além de ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.
Desde o lançamento do edital, 18.450 médicos se inscreveram no programa, mas 8.307 pedidos de participação apresentaram números inválidos de registro em conselhos regionais de medicina. Os profissionais brasileiros terão prioridade no preenchimento das vagas.
As remanescentes serão oferecidos primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e, em seguida, aos estrangeiros. Em 1º de agosto será divulgada a relação de médicos e a indicação do município designado para cada profissional.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?