CapivariNotícias

Capivari se prepara para “Esta vaga não é sua nem por um minuto”

Vereador Nelson Soares, idealizador da campanha no município, acompanha os últimos preparativos

Em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 13, o vereador Nelson Soares (PR), o secretário de Trânsito, Roberto Angelini, a secretária de Comunicação, Andréa Bombonatti, a diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marina Lopes, a coordenadora do Centro de Apoio Multidisciplinar de Educação Especial (Ceamec), Juliana Pazianotto e Reginaldo Vilalta, da Comunicação, discutiram os últimos detalhes para o lançamento da campanha educativa “Esta vaga não é sua nem por um minuto”.

A campanha objetiva conscientizar motoristas a respeitarem as vagas especiais para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo até dois anos. Inicialmente, as ações serão educativas. Os agentes de trânsito orientarão motoristas a respeitarem as vagas especiais. Por 30 dias, aplicarão a “Multa Moral”, um mecanismo de conscientização sobre o respeito às vagas, conforme legislação em vigor. Em seguida, os infratores sofrerão as penalidades da lei de trânsito. Ela prevê multa, no valor de aproximadamente R$ 60.

A Secretaria de Trânsito colocará placas indicativas e reforçará a pintura de solo das vagas especiais. O aumento de vagas também está previsto. A Secretaria de Educação deverá ser incluída nas ações da campanha. Almeja-se um planejamento para a divulgação nas escolas municipais.

E para ganhar o apoio do comércio local, os organizadores da campanha estão buscando uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Capivari (ACIC). “É importante a participação dos comerciantes, permitindo a divulgação de cartazes nos comércios, para aumentar a conscientização popular”, diz o vereador.

Um sábado de ação na cidade deverá marcar o início da campanha. Isso ocorrerá após o lançamento oficial, no sábado, 12 de abril, a partir das 8h, no Centro de Capivari. Idealizador no município, o vereador Nelson Soares se diz otimista. “É gratificante ver o envolvimento de todos para o sucesso dessa ideia”, afirma.

Em paralelo, Soares já elabora as leis municipais que tratam do respeito a essas vagas. Elas devem ser colocadas em votação nas próximas sessões. O lançamento oficial da campanha será na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária do Legislativo, na segunda-feira, 7 de abril.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?