DestaquesNotíciasRafard

Carlão Bueno fala sobre o primeiro ano de mandato

Foto: Jornal O Semanário

Casas populares, terceirização da água, cobranças e conquistas estão entre os assuntos respondidos pelo prefeito em entrevista exclusiva

Neste sábado, 7 de setembro, comemoração da Independência do Brasil, o atual prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, comemora 12 meses no cargo. Vice na gestão 2013-2016, do então prefeito, Cesar Moreira, e reconduzido ao posto na gestão 2017-2020, Bueno assumiu a Prefeitura de Rafard após a cassação do ex-prefeito Ilson Donizete Maia, em 2018.

Desde então, Carlão Bueno, tem tentado dar sua cara à administração municipal. Trocou poucas peças em seu governo e diz estudar as possibilidades eleitorais no próximo ano.

Dentre as principais cobranças, está finalização da obra do conjunto habitacional Lurdes Abel e as constantes interrupções no fornecimento de água.

Confira esses e outros assuntos na entrevista exclusiva concedida pelo prefeito de Rafard à reportagem do jornal O Semanário.

O Semanário – Passados 12 meses à frente do cargo de prefeito de Rafard, quais foram as principais dificuldades enfrentadas?

Carlão Bueno – Promovemos uma restruturação administrativa interna. Frisando que este não processo tão simples, demanda tempo, mas vejo que as coisas estão caminhando bem e o reconhecimento da população é a consequência disso.

O Semanário – E as principais conquistas?

Carlão Bueno – Sem dúvidas, a entrega das Casas Populares foi a nossa principal conquista. Este era o sonho de muitos e que agora em minha gestão se tornou realidade.

Também conseguimos a reforma da ponte de Itapeva (junto à Usina Raízen), feito inédito para o município, pois agora a ponte possui um guarda-corpo de ferro, dando maior segurança e comodidade a quem passa por ali.

A construção do poço artesiano de Itapeva (também em parceria com Raízen e Radar), com início previsto para os próximos meses, é algo de me orgulho muito, afinal este era um desejo antigo dos moradores locais.
Realização do concurso público, com 33 novos cargos.

Abertura de licitação para aquisição de equipamentos para a fisioterapia, caminhão de lixo, reformas de banheiro do CRAS, ginásio de esportes Olavo de Campos Borghesi e dos dois campos sintéticos.

Outro ponto a ser lembrado foi obra da rede de esgoto da rua Doutor José Soares de Faria – trecho em frente à Praça do Coração. O local que possuía mau cheiro, era alvo constantes de reclamações por parte dos munícipes, porém, agora o problema será sanado.

Ainda quero citar as conquistas de uma ambulância para a Saúde (emenda do Deputado Roberto Morais) e a uma nova viatura para o policiamento, assim, reforçando a segurança que já é muito bem avaliada em Rafard.

O Semanário – A limpeza pública ainda é uma das principais reclamações da população. Quais os planos do governo municipal para melhorar isso?

Carlão Bueno – Criamos um novo sistema de coleta que ainda está em fase de adaptação, porém já nos trouxe ótimos resultados. Penso que a limpeza é algo que cabe ao poder público, porém também depende da população, afinal a consciência de cada um é fundamental para que o resultado final seja de excelência.

O Semanário – Desde que assumiu, houve poucas mudanças no ‘time de secretários’. Você considera que todos estão preparados para uma gestão atualizada, eficiente e conhecedora das informações relevantes para enfrentar os desafios do cotidiano de Rafard?

Carlão Bueno – Tenho a plena convicção que sim. Este é exatamente o motivo pelo qual mantive a maioria dos diretores, fazendo apenas mudanças pontuais. Hoje o nosso ‘time’ é muito capacitado e empenhado em fazer o melhor, buscando evoluir dia a dia, o que me deixa muito satisfeito.

O Semanário – Nestes 12 meses, você conseguiu planejar suas ações ou está cumprindo com o necessário para manter o município ‘rodando’?

Carlão Bueno – Nos primeiros meses foi mais complicado implantar uma nova filosofia de trabalho (mediante ao cenário político que se encontrava a cidade), mas com o passar dos meses as coisas foram se acertando e agora já podemos dizer que a Prefeitura de Rafard tem a ‘cara’ do Prefeito Carlão, demonstrado pelas ações da resposta da questão número 2.

O Semanário – Como você pretende vencer a atual situação econômica sem que os serviços essenciais sejam atingidos? Rafard tem conseguido arcar com seus compromissos financeiros?

Carlão Bueno – Das cidades da região, ou até mesmo do interior, tenho certeza de que Rafard é privilegiada, pois não deixou de cumprir com um compromisso sequer, seja com seus funcionários ou serviços/produtos contratados. Isso é sinônimo de uma gestão séria e com servidores competentes.
Inclusive estaremos fazendo o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário no mês de setembro.

O Semanário – Qual sua conquista mais significativa para Rafard no primeiro ano de Governo?

Carlão Bueno – A entrega das Casas Populares. É algo que se arrastava por anos e que posso encher o peito e dizer que foi em minha gestão a entrega das unidades habitacionais. Falo isso não por soberba, mas sim porque trabalhamos arduamente para que este desejo de muitas famílias pudesse se tornar possível.
Não posso deixar de citar o concurso público, outra questão que a cidade necessita e que será feito em minha gestão.

O Semanário – Quais as prioridades até o fim do mandato?

Carlão Bueno – Construção do poço artesiano em Itapeva, conseguir mais recapes e nova frota (que estão em andamento), reformas de prédios (ginásio de esportes, etc), realizar o concurso público, além de melhorar os serviços que já entregamos a população, buscando sempre a excelência.

O Semanário – Como está a sua relação com os governos do Estado e Federal? Eles são uma opção para vencer o momento?

Carlão Bueno – Penso que é fundamental estar bem relacionado no meio político, pois diante da atual arrecadação dos municípios, principalmente do interior, se torna muito difícil a compra de veículos, realizar reformas ou construções, entre outras possibilidades. Portanto, estando bem relacionado politicamente, o que é o nosso caso, se torna mais fácil esse tipo de conquista.

casas populares rafard
Foto: Diego Ramos/HD Foto e Vídeo/Especial para O Semanário

O Semanário – Você acredita que a obra do conjunto habitacional Lurdes Abel seja finalizada até o fim do ano?

Carlão Bueno – Esperamos que sim. A CDHU nos passou este prazo e estamos confiantes que as demais 70 casas serão entregues ainda em 2019.

O Semanário – O que a população rafardense pode esperar do seu Governo para os próximos meses?

Carlão Bueno – Que iremos continuar com o mesmo empenho do primeiro ano, tratando a população com respeito que ela merece, buscando desenvolver a cidade e melhorá-la em todos os aspectos.

O Semanário – Qual a principal cobrança que o senhor ouve da população nas ruas?

Carlão Bueno – As principais cobranças que recebo são as que já citei em respostas anteriores, as quais já estou tomando providências. Ainda estamos estudando medidas que vão além das cobranças nas ruas para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

O Semanário – E o que você tem feito para melhorar a segurança pública no município?

Carlão Bueno – Essa era uma cobrança da população e do próprio efetivo municipal, então diante disto, fomos atrás de recursos para melhorar a nossa segurança.

Nesta semana, em visita a CPI-9 de Piracicaba, foi confirmado o nosso pedido de uma nova viatura para o policiamento, o que já garante maior comodidade e agilidade aos policiais.

Também está previsto a contratação de novos guardas municipais, por meio de concurso público a ser realizado em breve. Outro ponto que dará maior conforto a população, já que o patrulhamento será maior.

O Semanário – Você fica mais tempo no gabinete ou nas ruas?

Carlão Bueno – Minha agenda é montada de acordo com as demandas, sendo que há semanas que fico mais nas ruas, porém há outras que fico mais em meu gabinete, dependendo da prioridade estabelecida.

O Semanário – Qual a maior obra hoje no município?

Carlão Bueno – O município tem várias obras, das quais me orgulho muito, como já citamos na resposta 2.

Rafard recebe dois micro-ônibus para a Saúde
Dois micro-ônibus novos serão utilizados no transporte de pacientes da Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

O Semanário – A saúde foi uma das áreas mais privilegiadas no seu governo com verbas públicas. Quais as dificuldades o setor ainda enfrenta?

Carlão Bueno – Posso afirmar sem qualquer receio que a nossa Saúde é referência na região, seja nas especialidades ou nos atendimentos gerais. Possuímos ótimos profissionais, temos uma frota renovada, uma UBS recém-reformada, uma farmácia nova e toda uma estrutura capaz de atender as necessidades da população.

Temos ciência da necessidade da contratação de novos motoristas e o vindouro do concurso público irá sanar esta questão.

Óbvio que podemos melhorá-la, seja contratando mais profissionais ou adquirindo novos equipamentos, porém no presente momento eu estou muito satisfeito com a Saúde de Rafard.

O Semanário – Quais as ações estão sendo tomadas na Fazenda Itapeva para oferecer água de qualidade aos moradores?

Carlão Bueno – Desde muito tempo os moradores de Itapeva cobram uma posição do Governo referente à questão da água salobra no local. Eu confesso que não foi fácil chegar a um denominador comum, mas hoje, posso confirmar que graças a uma parceria entre Prefeitura, Raízen e Radar, será construído um novo poço em Itapeva, que irá sanar este problema antigo.

O Semanário – Há alguma previsão de melhorias nas pontes das áreas rurais do município?

Carlão Bueno – Em Itapeva havia uma cobrança para que fosse feita a reforma da ponte de acesso ao bairro, que antes não possuía guarda-corpo e, consequentemente, apresentava riscos a quem passava por ali. A exemplo do poço, contando com a colaboração da Raízen, pudemos atender esta solicitação e agora a ponte possui guarda-corpo de ferro nos dois lados, algo que jamais existiu, e que nos deixa muito feliz.

Deixando claro que estamos estudando melhorias em todas as áreas rurais.

O Semanário – Muito tem se questionado sobre a fiscalização e cumprimento do código municipal posturas e obras. Falta de calçadas em terrenos particulares e veículos abandonados nas ruas estão entre as principais cobranças. O que o município tem feito para lidar com essa situação?

Carlão Bueno – Atualmente o município possui um Fiscal de Posturas (efetivo), e que está atuando e notificando os moradores em eventuais irregularidades. Sobre os veículos, estamos estudando a reformulação da Lei para o seu melhor cumprimento.

O Semanário – Outra problemática são as constantes interrupções no fornecimento de água. O que o seu governo pretende fazer para resolver isso?

Carlão Bueno – O nosso município possui um Departamento de Água, o qual recebe todas as demandas e as atende. Porém, com as dificuldades em termos financeiros, torna-se um processo complexo, que leva tempo.

O Semanário – Informações dão conta de que a prefeitura estuda privatizar o serviço de água e esgoto no município. Essa informação procede?

Carlão Bueno – Estamos em estudos para terceirizar o serviço de distribuição de água em toda a cidade. Não é um processo fácil, porém estamos bastante confiantes que será possível, o que vai garantir maior comodidade à população, acabando com as interrupções.

O Semanário – Alguns terrenos do distrito industrial encontram-se em total abandono. Qual a política do seu governo para esta área?

Carlão Bueno – Foi feita a licitações dos terrenos da área Distrital, restando apenas quatro disponíveis. Mediante isso, já está em fase de estudos (por parte da Diretoria de Habitação) para que a ocupação seja de 100%.

O Semanário – Voltando ao assunto habitação, qual o atual déficit habitacional do município? Já há projetos para construção de novas casas?

Carlão Bueno – O déficit é em torno de 200 famílias. Já foi feito o pedido junto a CDHU para a construção de mais 101 casas (atrás do Centro Cultural).

O Semanário – Os moradores estão sofrendo constantemente com quedas de energia. Que papel o governo municipal vem exercendo para cobrar a CPFL para que invista em melhorias na rede elétrica de Rafard?

Carlão Bueno – Estamos realizando reuniões periódicas com os representantes da CPFL a fim de destacar o atual quadro de Rafard, cobrando uma melhoria no serviço prestado.

O Semanário – Por dois mandatos você figurou como vice-prefeito e assumiu o comando do Executivo depois da cassação de Uil Maia. Quais são suas pretensões na vida pública para os próximos anos?

Carlão Bueno – Estou estudando as possibilidades eleitorais para o próximo ano.

O Semanário – Considerações finais.

Carlão Bueno – Obrigado ao Jornal O Semanário por abrir espaço para falar das conquistas, deixando o povo ciente da nossa administração.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?