NotíciasRafard

Carlos Bueno recebe representante da TEA de Capivari e conhece projetos da associação

Prefeito Carlos Bueno e vice-presidente da Associação TEA, Adriana Guimarães, durante reunião no gabinete (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Na última semana, a vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (TEA) de Capivari e Região, Adriana Guimarães, visitou o prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, para apresentar os objetivos e planos de ação da entidade.

O Autismo é uma causa muito importante, porém ainda pouco debatida. Daí a preocupação do Executivo em dar relevância ao tema. A TEA trabalha com a ideia de que a conscientização é o primeiro pilar para que a inclusão aconteça de forma efetiva e duradoura. A conscientização através de palestras, de rodas de conversas, de capacitações, de cursos para toda a população e principalmente para os profissionais da área da educação, saúde e esportes.

“Acreditamos que se trabalharmos em conjunto buscando o atendimento especializado, poderemos naturalmente incluir os autistas em todos os contextos e de forma efetiva e crescente. O prefeito Carlos também acredita que juntos somos mais fortes. É um serviço de formiguinha, mas com estrutura para durar, para mudar a percepção sobre o autismo do maior número possível de pessoas”, afirmou Adriana Guimarães.

Segundo a vice-presidente da instituição, em resumo, a parceria com o poder público seria parte fundamental nesse processo, sendo este o primeiro passo para a inclusão, através da conscientização, seguida da capacitação dos profissionais da área da saúde, educação e esportes. Outro aspecto abordado foi a inclusão nos diversos contextos e em seguida a formação de uma equipe multidisciplinar para atender esse público que pode se concentrar num local específico ou então estarem distribuídos nos ambientes já existentes.

“Se tem uma coisa que aprendi com a TEA é que o ‘autismo cabe dentro de um abraço’, então vamos fazer o possível, dentro das condições cabíveis e legais, para poder abraçar essa causa”, disse Bueno.

A TEA foi criada com a união de pais e amigos com os mesmos objetivos e ideais de conscientizar, divulgar, orientar a todos sobre o autismo com bases científicas, atendendo a região (Capivari, Rafard, Mombuca, Rio das Pedras e Elias Fausto). Para conhecer um pouco mais do trabalho da entidade nas redes sociais, basta pesquisar por Associação TEA no Facebook e no Instagram. Mais informações pelo telefone: (19) 98290-5070.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?