Rubinho de Souza

Carmelindo Luís de Souza – Do Fundo do Baú Raffard

rua-luis-carmelindo-de-souza-do-fundo-do-baú-raffardDomingo próximo passado, em que se comemorou o dia dos pais, pudemos ver nas redes sociais, as mais diferentes e justas homenagens que filhos fizeram aos seus pais, tanto aqueles que ainda tem seu pai junto de si, como outros que não os tendo mais, optaram por fazer uma homenagem póstuma, mas não deixaram de prestar sua homenagem.

Eu, que tive o privilégio de receber um presente nestes dias, que foi o de ver o nome do meu pai, numa placa, dando nome à uma das ruas do bairro “Jardim dos Poetas” na cidade de Capivari (foto), não poderia deixar de aqui compartilhar minha alegria, afinal fiquei muito feliz em ver o nome do meu herói receber essa homenagem, o que foi de grande honra e alegria para toda a nossa família.

Filho de imigrantes portugueses, seu pai chamava-se João Batista de Souza e a mãe, Etelvina Braga de Souza, nasceu aos 05 de agosto de 1914, no “Sítio Soamim” no município de Porto Feliz/SP, e quando ainda era um menino, aprendeu o ofício de barbeiro, e quando tinha 20 anos, casou-se com Benedita Antunes de Almeida, com quem teve nove filhos.

No ano de 1948, saiu de Porto Feliz para vir residir em Capivari, fixando residência no bairro Paulino Galvão, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que era chamada de “Estrada Velha de Capivari”, em uma casa que foi demolida, para dar lugar ao bairro Villa Capri.

Muito conhecido no bairro Paulino Galvão, Padovani e arredores, passou a exercer aí seu ofício de “barbeiro” e aumentando sua clientela, tanto que até hoje seu nome é reconhecido por ser o primeiro barbeiro que naquele tempo, cortava cabelo e barba de todos que o procurava, sem discriminação – o que não era comum nessa época – pois afrodescendentes eram discriminados.

Com isso, e atendendo a todos com carinho, acabou conquistando a simpatia de clientes até mesmo de outras cidades que vinham para conhecê-lo, e usavam seus serviços profissionais, e acabavam por ficar cliente e amigo do “Seo Carmo Barbeiro”, como sempre foi chamado, e até hoje é lembrado.

Mesmo trabalhando na sua barbearia durante o dia, ainda trabalhava à noite como padeiro e confeiteiro, na Padaria e Confeitaria de Otaviano Rodrigues da Silva, e mais tarde na de Benedito Tavares de Campos e Dona Nena.

E, durante suas horas de descanso, era procurado por pessoas que queriam aprender a música, ensinando muitos alunos da Congregação Cristã no Brasil, e até alguns que não pertenciam à igreja, dentre eles, Jorge de Souza, que foi vereador na cidade de Rafard.

Foi um dos fundadores da igreja “Congregação Cristã no Brasil” e também exerceu o cargo de Encarregado musical na Orquestra da mesma igreja, na cidade de Rafard, quando esta, ainda era Villa Raffard, e pertencia ao município de Capivari.

Onde morou sempre foi muito querido por todos vizinhos e conhecidos, pela facilidade em construir amizades e por ser prestativo e tratar todos com lealdade.

Na madrugada do dia 21 de abril de 1987, o nosso homenageado, partiu desta vida aos 73 anos de idade, deixando-nos um legado de amor, de bons exemplos, e de preciosos ensinamentos que até hoje, servem de norte para nossa família.

Esta é uma simples biografia, de um homem igualmente simples, que não deixou bens materiais aos seus descendentes, mas, deixou um como legado, um nome honrado, que será para sempre lembrado.

Antes de finalizar quero pedir desculpas à família Chiarini e ao caro leitor, por uma falha de minha parte: na postagem anterior, saiu grafado o nome de “Américo Chiarini”, acrescido de “Palamede” quando na verdade, Palamede era o nome de um seu primo da cidade de Capivari.logo do fundo do baú raffard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?