Geral

Carnaval, álcool e direção

09/02/2018

Carnaval, álcool e direção

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

ARTIGO | Neste ano, mesmo com a crise que assola muitas prefeituras, a festa de carnaval vai ser realizada em muitas cidades do Brasil. Quem vê de fora pensa que tudo está bem, que a vida é perfeita em nosso país – as pessoas têm motivo para comemorar!

Entre a euforia coletiva que predomina durante quatro ou cinco dias em um país imerso em corrupção e problemas de desigualdade social, o povo, que passa por tantas tragédias, parece se esquecer durante o carnaval.

“Que cara chato! Deixa o povo ser feliz pelo menos no carnaval”…

É um direito dele, sim. A sociedade tem o seu livre-arbítrio, assim como os indivíduos.

Quem tem um pouco de espiritualidade não pode fazer apologia dessas festas carnavalescas que anestesiam as consciências. Nessas ocasiões podem ocorrer muitos incidentes de percurso que cobrarão duras penas aos envolvidos. E quem ama deseja sempre o melhor para o seu próximo.

Nesses dias de carnaval são cometidos excessos de todos os graus, com abusos e desregramentos no âmbito do álcool, do sexo, das drogas e da violência física e moral. Consumidos fartamente, os excitantes (maconha, álcool, ecstasy, cocaína) abrem uma porta enorme de insanidade na vida de muitos.

Na vida depois da morte, o contista Humberto de Campos, que voltou através da psicografia de Chico Xavier, no livro Cartas e Crônicas, diz: “Os excitantes largamente ingeridos constituem outra perigosa obsessão. Tenho visto muitas almas, de origem aparentemente primorosa, dispostas a trocar o próprio Céu pelo uísque aristocrático ou pela nossa cachaça brasileira”.

No ano passado (2017), no carnaval, as mortes nas estradas federais aumentaram em 30%. A imprudência e a bebida ao volante estão entre as causas das tragédias registradas. A nova legislação vai ser mais dura com quem dirige e produz acidentes sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que cause dependência.

Um registro que vale notar, feito pela polícia, é que muitos dos acidentes acontecem quando as pessoas estão próximas de seu destino. Causa: cansaço, sono, ansiedade, pressa de chegar e imprudência ao fazer ultrapassagem em lugares proibidos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?