CapivariDestaques

Carnês do IPTU começam a ser entregues nesta segunda-feira, dia 08

Cerca de 20 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram a ser entregues nesta segunda-feira, dia 08, por uma empresa de transportes.

Com esse novo formato de entrega, todas as casas vão receber carnê, e o custo com a logística será menor. Esse ano, o pagamento do imposto pode ser pago à vista, com 10% de desconto, ou em até 10 vezes. O vencimento da primeira parcela ou da cota única é dia 22 de março.

O IPTU de 2021 não sofreu aumento, apenas o reajuste legal de 4,52% – acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Até 2020, o reajuste se baseava no Índice Geral de Preços de Mercado, o IGPM, que fechou um acumulado de 23,14%.

A mudança do índice usado como referência no reajuste do imposto mudou no final do ano passado, quando Prefeito eleito, Vitão Riccomini (PSL), se reuniu com Rodrigo Proença e pediu a alteração.

O pagamento dos boletos pode ser feito através do Internet banking, nas lotéricas, na boca do caixa da Caixa Econômica Federal e nos caixas eletrônicos das agências bancárias.

Hoje Capivari tem uma inadimplência de cerca de 40%, ou seja, a cada 10 moradores, quatro não pagaram IPTU em 2020. De acordo com o secretário de Finanças, José Lucas de Moraes, quando a população deixa de pagar os impostos municipais, a Prefeitura não tem como investir.

“Praticamente tudo que o cidadão faz uso na cidade, como asfalto, segurança pública, iluminação de avenidas, serviços da saúde, medicamento, entre outros, são custeados com recursos arrecadados através dos impostos”, explicou.

Vitão afirma que com os recursos arrecadados, a administração vai investir em mais melhorias e na qualidade de vida da população.

“Estamos fazendo gestão, cortando gastos, reduzindo comissionados, eliminando tudo aquilo que pode ser cortado e trabalhando com seriedade. O dinheiro público precisa ser usado de forma eficaz e nossa equipe técnica está cuidando disso”, disse.

Caso algum morador não receba o carnê e precise tirar a segunda via, basta acessar o site da www.capivari.sp.gov.br – mesmo local onde os cidadãos podem fazer a atualização cadastral caso tenha alguma mudança nas informações pessoais, como telefone e endereço por exemplo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?