Leondenis Vendramim

Carta aberta ao senhor Uil Maia

23/12/2016

Carta aberta ao senhor Uil Maia

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Prefeito eleito pelo município de Rafard:
Vivemos num Brasil de incertezas, insegurança política, econômica e social. Um país de fraudes, onde se faz de conta que administram os bens públicos, surripiando os fundos, tornando os concidadãos mendigos das migalhas socioeducativas e culturais que, por milagre, caiam das mesas dos eleitos e de seus apadrinhados, opulentos, mas insatisfeitos. É característica do nosso país pós-eleição o espírito vingativo com que tratam os partidários oponentes. Lembro-me do Imperador D. Pedro 2º, que lendo no jornal uma dura crítica a ele, à sua família e à sua administração principalmente financeira, redigida sob o pseudônimo “Timandro”. D. Pedro 2º descobriu o nome do escritor: Sales Torres Homem. Chamou-o ao seu escritório e o nomeou ministro da fazenda porque, através seus escritos, creu que tinha profundo conhecimento sobre administração do dinheiro público. Não precisamos dizer (ficará para outra ocasião) quão embaraçoso e grato ficou Sales Torres.
Nosso povo, não mais confia nos políticos e em suas promessas, não importa se federal, estadual ou municipal. Incluo-me. Esperamos que o Senhor mude nosso pensar, devolva-nos a credibilidade no homem público.
Perdoar é divino. Bonita a atitude de Donald Trump, presidente eleito nos EUA, ao visitar e publicar que Barac Obama, seu oponente e ferrenho crítico, seria seu conselheiro. Seria ótimo se o Senhor pudesse reunir os edis, funcionários e cidadãos, seus contrários, para colaborar, como uma só máquina, em prol de Rafard.
Digo-lhe Uil, como Obama a Trump, torço pelo seu sucesso para que nosso município possa atender bem aos seus munícipes. Uma boa lição, se é que o Senhor aceita, seria imitar Salomão; quando escolhido para reinar, pediu a Deus sabedoria. Tenho orado ao meu Deus para que ele lhe dê sabedoria para escolher bons secretários e assessores a fim de administrar com equidade, bonança e prosperidade a nossa Rafard.
O escritor de muito êxito, Rick Warren, no seu livro de maior sucesso “Vida com Propósito” escreveu que o homem foi criado com cinco propósitos, entre os quais destaco: “Você foi criado para servir; e você foi criado para uma missão”. A Bíblia diz que toda autoridade é procedida por Deus e a ela devemos respeito. Porém cabe lembra-lo: “A humildade vai diante da honra”. Trate bem aos que estão descendo enquanto está subindo para que seja assim tratado quando estiver descendo. Lembre-se que o prefeito é pago pelo povo para servir o povo e não para ser servido, embora ele como trabalhador deva comer do seu trabalho. A sua missão é dar segurança, boa educação (não só conhecimento) moral e profissional, saúde (sanitária e profilática), boa qualidade de vida aos jovens e aos idosos, entre muitas outras. Confie no Deus que lhe deu a vitória no pleito, siga Suas orientações, cerque-se de bons conselheiros e será venturoso. O orgulho, a arrogância e a vaidade são armas de autodestruição.
John E.E. Dalbert Acton professor em Cambridge escreveu: “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus.”] Alguns ditados bíblicos úteis: “Fazem-se culpados os que fazem do poder um deus” Hb 1:11; “O perverso aceita suborno secretamente e perverte a justiça” Pv. 17:23. “O suborno corrompe o coração” Ecl. 7:7.
O povo cansou da corrupção política, a abstinência às urnas assim o declaram. Entretanto Excelência, o Senhor foi escolhido pela grande maioria do povo para mostrar que ainda há, no meio dessa podridão política, alguém honesto, capaz de governar as coisas do povo para o povo, pelo povo. Meus respeitosos votos de uma administração feliz exitosa, cheia das bênçãos de Deus estendidas à sua família. Seja válida no seu cotidiano, a oração: “Sobre mim repouse o poder de Cristo”. Estamos torcendo pelo seu sucesso! Deus o abençoe!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?