CapivariNotícias

Casa da Criança presta 120 atendimentos diários a adolescentes

Entidade proporciona inclusão social de crianças e adolescentes do bairro São Luís há quase 20 anos

A prefeitura auxilia o trabalho assistencial que a Central de Educação e Atendimento da Criança (Ceac), conhecida como Casa da Criança, desempenha em Capivari. Fundada há quase 20 anos, a entidade atende 120 pessoas diariamente. O objetivo da instituição é proporcionar educação social, física, profissional e sexual, além de orientar as famílias das crianças e adolescentes atendidos, adequando sua reinserção e adaptação social.

Entre 2012 e 2014, a transferência de subsídios da prefeitura a entidades beneficentes do município cresceu 90%. A Casa da Criança receberá, neste ano, repasse de R$ 82 mil, valor pago em cinco parcelas de R$ 16,4 mil cada, de janeiro a maio.

Para o tesoureiro da entidade, Leonardo Carrara, “a pontualidade do repasse é fundamental para o cumprimento do trabalho”. “O auxílio serve para realizarmos a manutenção das atividades na Casa, como alimentação, contas mensais e pagamento dos profissionais que trabalham conosco”, explica.

A Casa da Criança oferece às crianças e adolescentes, além de gestantes e pessoas com problemas de saúde, café da manhã, almoço e lanche da tarde, assim como atividades de recreação com passeio mensal.

A prefeitura também disponibiliza uma profissional de serviços gerais para manter a limpeza da entidade. “É outra ajuda de ‘grande’ importância para a instituição”, afirma Carrara.

A equipe atuante na Casa da Criança conta com profissionais qualificados para atender os integrantes e proporcionar aulas de informática, reforço escolar e atividades extras, como futebol, balé, música, capoeira e futebol.

 

Grupos de recreação

Há mais de um ano, a entidade realiza semanalmente atividades de recreação em grupos, com o acompanhamento da assistente social Paula Furlan e da psicóloga Lícia de Cillo.

Segundo a assistente social, os grupos estão divididos entre mulheres, crianças e adolescentes. “Essas atividades em grupos têm como foco o trabalho psicossocial com as famílias, através de visitas domiciliares, e o encaminhamento para rede de trabalho. Elas visam oferecer autonomia e fortalecimento do vínculo familiar”, ressalta Paula.

Orientado pela psicóloga, o grupo de mulheres debate assuntos que são do seu interesse. “Nas reuniões, procuro criar uma reflexão com atividades dinâmicas, filmes ou até materiais pertinentes para o desenvolvimento da temática”, esclarece Lícia.

Já o grupo de crianças tem o propósito de criar um espaço lúdico, com o objetivo de proporcionar estímulos para que elas desenvolvam a criatividade, a imaginação e o raciocínio. A psicóloga defende que “a ação lúdica, ou seja, o brincar, é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve e cria o seu próprio conhecimento”.

O grupo de adolescentes explora temas relevantes que focam no dinamismo dessa faixa etária, contemplando um espaço de reflexão e orientação.

 

Nova sede

Após atuar por anos em diversos imóveis alugados ou cedidos, a Casa da Criança enfim terá sua sede própria, que está sendo construída. A área foi conquistada com a promoção de eventos, como a festa Help’n Fun, e com doações da comunidade. Também com recursos oriundos de eventos, foi construída a parte do Centro Educacional e Comunitário, projetado para o futuro da Casa da Criança e da população do bairro.

 

Colabore

A Casa da Criança aceita todo tipo de doação: mantimentos perecíveis ou não, produtos de limpeza, eletrodomésticos, móveis e contribuições financeiras. Voluntários também são bem-vindos. Para saber como colaborar, a entidade atende pelo telefone 3491-5944.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?