CapivariNotícias

Casa da Cultura se instala na Estação Sorocabana

11/11/2016

Casa da Cultura se instala na Estação Sorocabana

estacao-sorocabana

CAPIVARI | Com o passar do tempo, muitas das antigas ferrovias foram desativadas em décadas mais recentes, e os prédios das estações ferroviárias receberam outros usos. Em alguns casos o reconhecimento da importância histórica dessas construções levou à sua utilização como museus, centros culturais, bibliotecas.
No caso de Capivari, a antiga estação, que passou por grande reforma, agora abriga a Casa da Cultura localizada na Avenida Cândido, s/n, Bairro Estação. Com a mudança de espaço a Casa da Cultura também fará alterações em uma das atrações mais famosas de fim de ano, o Natal Luz, que dessa vez será exposto no novo espaço da Secretaria, como forma de inauguração.
A Estação Ferroviária do município, que fechou antes da linha, foi ocupada por muitos anos pela Guarda Municipal. Para muitas cidades, em especial as pequenas, a estação ferroviária foi, até por volta dos anos 50, muito mais do que um local de chegada e partida de trens. Com os trens vinham os jornais da Capital, vinham as mercadorias que abasteciam o comércio, vinham os parentes que se visitavam periodicamente. Era na Estação Ferroviária que funcionava o telégrafo que, além de contribuir para assegurar o funcionamento adequado da própria ferrovia, era também o instrumento por meio do qual as notícias podiam chegar mais depressa e, daí, passar de boca em boca entre a população da localidade.
O prédio da Estação Sorocabana foi construído em 1918 e é o mais bonito de todo o ramal, uma bela arquitetura usada somente nessa edificação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?