NotíciasRafard

Casarão de São Bernardo recebe restauro

15/01/2016

Casarão de São Bernardo recebe restauro

R$ 424 mil foram captados pela Unideias, junto às empresas Radar e Raízen, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), para restauro emergencial de sua estrutura
Funcionários trabalham na restauração do telhado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Funcionários trabalham na restauração do telhado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Teve início nesta semana mais um trabalho histórico na Fazenda São Bernardo em Rafard, o restauro do casarão onde nasceu e viveu parte da infância a pintora modernista Tarsila do Amaral. O patrimônio, tombado em 2015 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) faz parte dos 31 hectares doados pela empresa Radar à Abaçaí Cultura e Arte, Organização Social.
De acordo com o diretor cultural da organização social Abaçaí Cultura e Arte, Toninho Macedo, R$ 424 mil foram captados pela Unideias, junto às empresas Radar e Raízen, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), ligado à Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O ProAC é uma Lei Estadual de incentivo a cultura que dentre inúmeras possibilidades propõe a preservação do patrimônio histórico de São Paulo.
“Esse valor será utilizado em restauro emergencial de estrutura, em especial todo o telhado da casa. Todo o destelhamento foi feito, onde as telhas estão sendo lavadas, impermeabilizadas e feita a colocação de manta, além da substituição de ripas”, conta Macedo.
A previsão de entrega da obra é para o final de fevereiro. Concluída essa etapa, outros projetos para a captação de mais recursos serão entregues para que o restauro da casa continue.
A Abaçaí Cultura e Arte tem planos de restauro para o restante da casa, capela, escola e laboratórios, garante Toninho Macedo.

Turismo
A Abaçaí tem como proposta que Rafard seja o vórtice da cultura caipira com o Projeto Luz de Pirilampos, e a cidade já se prepara para o desenvolvimento cultural.
Sob a liderança do vereador Luis Antonio Ferreira Brito, há alguns meses, diversos adolescentes estão frequentando diariamente a fazenda e preparando o local para o turismo vivencial com cavalos e passeios de charretes. “Temos lugares lindos em nosso município e tenho certeza que muitas pessoas teriam interesse em conhecer. Os passeios a cavalo e de charrete são bastante agradáveis e serão um sucesso, certamente” comenta Brito.
Segundo ele, com essa ação, os adolescentes não ficam nas ruas e se ocupam com serviços em prol da comunidade. Neste processo já foram feitas reformas nas cocheiras e o local já conta com 8 cavalos e 2 charretes.
A prefeitura de Rafard também tem colaborado com diversos serviços visando o Turismo na fazenda. “A chegada da Abaçaí na fazenda foi um marco para a cultura e o início do turismo em nossa cidade, por isso não temos medido esforços para colaborar. Diversos serviços já foram prestados pela Prefeitura no local e continuaremos a parceria, no que depender de nós”, garante o prefeito César Moreira.

Moradores
De acordo com Toninho Macedo, o principal objetivo agora é o envolvimento da comunidade da Fazenda São Bernardo com tudo o que tem acontecido e com tudo o que ainda está previsto para acontecer no local. “Desde que a Abaçaí chegou aqui muita coisa já se modificou. Os moradores estão sendo incentivados a deixarem o local bonito e agradável”, frisa.
Os campos da fazenda também estão sendo limpos e cuidados para o retorno de atividades esportivas no local. Em breve, eventos e atividades culturais e esportivas terão inicio e serão divulgados à população.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?