Dicas

Cáscara Sagrada: Conheça Seus Benefícios e Forma de Tomar

A cáscara sagrada é uma planta originária da América do Norte, cuja casca é conhecida por suas propriedades laxantes, eficaz para aliviar uma constipação passageira, isto é, prisão de ventre.

No entanto, se for utilizada fresca, tem efeitos tóxicos. Além  disso, é importante tomar por um período de tempo curto.

O que é ?

Em primeiro lugar, apenas a casca é utilizada, e como já foi dito, se for utilizada fresca, torna-se tóxica. Por isso é preciso que ela seja seca para obter vários benefícios à saúde.

Sua principal propriedade é por sua ação laxante, um efeito que permite aliviar e combater a constipação segundo os consumidores da Bio High. Assim, pode melhorar o trânsito intestinal de uma maneira natural.

Estudos ainda estão sendo feitos para determinar se tem ou não efeitos sobre o tratamento de determinados tipos de câncer.

Como a age e para que serve?

Os princípios ativos da cáscara sagrada, as antraquinonas, inibem a absorção da água contida nos alimentos, permitindo assim às fezes permanecerem moles, estimulando os movimentos do intestino e favorecendo a secreção de líquidos e muco pelas paredes intestinais.

É também caracterizada como laxante irritante, uma vez que contém compostos purgantes que provocam contrações no cólon, aumentando assim os movimentos peristálticos.

Por sua eficiência na limpeza e desintoxicação do cólon, alguns profissionais de saúde já o usam em programas de limpeza antes de cirurgias ou para realização de exames na região do intestino.

É  uma planta que age igualmente contra o diabetes e serve, às vezes, para limpar feridas.

Além disso, como possui propriedades que diminuem a absorção de gordura, ajuda no processo de perda de peso, pois auxilia na eliminação de toxinas, assim como para controlar o colesterol.

Conheça os benefícios

Um  dos benefícios mais conhecidos da cáscara sagrada é por conta de ser um dos laxantes mais seguros para tonificar o cólon. No entanto, existem muitos outros:

  • Desintoxicação e purificação do cólon;
  • Alivia a constipação crônica em idosos;
  • Ajuda na prisão de ventre ocasional;
  • Pode prevenir a pressão e a dor associadas às hemorroidas e fissuras anais;
  • Usada em conjunto com fibras alimentares pode promover a saúde do cólon;
  • Estimula as secreções no sistema digestivo, incluindo o fígado, a vesícula biliar, estômago e pâncreas;
  • Aumenta a atividade peristáltica;
  • Favorece o crescimento de bactérias boas no cólon;
  • Diurético, ajudando na retenção de líquidos;
  • Otimiza a perda de peso.

Embora todos esses benefícios, é recomendado seguir a orientação de um médico, bem como as dosagens indicadas pelo fabricante.

Como tomar?

A  cáscara sagrada se apresenta sob a forma de cápsulas ou em versão líquida.
As  doses recomendadas são:

  • 1 grama para a casca seca;
  • 325 mg para o extrato seco;
  • Entre 2 e 6 ml para a versão líquida.

No caso de cápsulas, é importante ler as precauções de uso indicadas na embalagem para saber a dose exata e assim evitar a superdosagem, mas geralmente recomenda-se de 50 a 600 mg por dia, dividido em três doses.

No caso de constipação ocasional, tomar duas cápsulas.

Assim como qualquer suplemento à base de plantas, é essencial informar seu médico se tiver úlcera, cálculo biliar, ou estar grávida ou amamentando.

Vale lembrar que esse suplemento não se destina a tratar uma doença e nem pretende curar ou prevenir uma doença.

E no caso de observar algum efeito colateral, como diarreia e fortes dores abdominais, o ideal é comunicar o médico.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?