DestaquesPorto FelizSaúde

Caso suspeito do Coronavírus em Porto Feliz é descartado

Imagem ilustrativa

O paciente que estava sendo monitorado era uma criança que chegou da China há alguns dias. A informação veio da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo.

No dia 12 de fevereiro foi confirmado o monitoramento de três novos casos suspeitos do coronavírus no estado.

Dois casos suspeitos estão na capital e um caso no interior, na cidade de Porto Feliz (SP).

Ao todo durante o mês de fevereiro, já estão sendo monitorados seis casos suspeitos de infecção do coronavírus.

O caso de Porto Feliz

Segundo a diretoria da Vigilância Epidemiológica, o caso de Porto Feliz se trata de uma criança que retornou de uma viagem recente a China. Helena Sato apresentou febre e problemas respiratórios, depois que voltou de uma viagem da China há cerca de 14 dias.

A criança teve o primeiro atendimento na cidade de Sorocaba e todas as precauções foram tomadas e as informações necessárias para o diagnóstico, foram coletadas.

Na última sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Porto Feliz informou que o Instituto Adolfo Lutz apresentou o resultado do exame realizado na paciente com suspeita de coronavírus. O resultado foi negativo e a família já foi informada.

Os casos suspeitos em todo estado estão sendo monitorados de perto, as famílias dos pacientes suspeitos encontram em isolamento domiciliar e recebem todos os cuidados necessários.

O vírus fica em estado de incubação durante o prazo de até 14 dias. Durante esse período, agentes de saúde estarão em contato com a família para observar possíveis sintomas.

Como são conduzidos os casos suspeitos

Todos os pacientes suspeitos são mantidos em casa em isolamento, incluindo todos seus familiares ou pessoas que tenham tido contato.

Como medida de prevenção é indicado o uso de máscaras, higienização constante das mãos e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal. E procurar sempre se manter bem hidratado.

No Brasil não houve nenhum caso confirmado do coronavírus, apenas casos suspeitos descartados.

Se você deseja acompanhar mais de perto, o Ministério da Saúde, mantém um site que é atualizado diariamente com novos casos suspeitos em todo o Brasil.

Para consultar essas informações, é só acessar a PLATAFORMA DO GOVERNO.

Sobre o Coronavírus

Apesar de toda a preocupação envolvida, o coronavírus é um vírus bem conhecido pela comunidade médica.

Ele é o causador de várias infecções respiratórias conhecidas, sendo mais comum, a infecção em crianças.

O motivo da preocupação é que se trata de um novo tipo de coronavírus o nCoV-2019, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

O primeiro vírus dessa família foi descoberto na década de 60, atualmente existem 5 categorias de coronavírus incluindo a recém descoberta.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?