Geral

Casos de roubos e furtos apresentam queda de até 52% em Monte Mor

07/06/2017

Casos de roubos e furtos apresentam queda de até 52% em Monte Mor

MONTE MOR | A criminalidade, em especial casos de roubos e furtos, recuou no primeiro quadrimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado em Monte Mor. Os dados foram apresentados nesta semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

De acordo com o levantamento, que leva em consideração os Boletins de Ocorrências registrados na delegacia do município, nos quatro primeiros meses deste ano os casos de roubos registraram queda de 36,7%. Em 2016 foram anotados 98 ocorrências de roubo e neste ano o número caiu para 62. Os casos de roubos de veículos também apresentaram redução de 33,33%. Em 2016 foram furtados 15 veículos, contra 10 em 2017. O dado que apresentou maior queda foi no caso de furtos de veículos. No ano passado foram furtados 17 carros, já neste ano o número caiu para oito.

A queda vertiginosa no número de roubos e furtos, de acordo com o secretário municipal de segurança Adelício Paranhos, se deve ao empenho das forças de segurança de Monte Mor, reflexo das ações de policiamento comunitário da Guarda Civil Municipal e das ações da Polícia Militar. “Apesar da queda dos índices criminais, em alguns casos em mais de 50%, não podemos comemorar, mas sim para trabalhar continuamente para que os índices continuem caindo em benefício da nossa comunidade”, destacou Paranhos.

Além do empenho das forças de segurança, outro motivo apontado pelo secretário foram as medidas adotadas pela Prefeitura de Monte Mor, por meio da Guarda Civil Municipal. “Por determinação do prefeito Thiago Assis, intensificamos o patrulhamento da Guarda em setores mais problemáticos, permanecemos com o policiamento nas madrugadas próximo as passarelas da rodovia SP-101, principalmente nos horários onde os trabalhadores saem de casa para o trabalho, realizamos o planejamento estratégico do policiamento da Guarda nas escolas, áreas urbanas e rural, além de averiguações dos indivíduos em atitude suspeitas”, explicou o secretário.

No ano passado o prefeito Thiago Assis autorizou a aquisição de sistema de GPS e comunicação digital para Guarda Civil Municipal, o que garantiu mais sigilo aos trabalhos. “Antes de adquirir o novo sistema de localização e comunicação, era muito fácil para a bandidagem entrar no sistema analógico de comunicação e com este investimento o sistema tornou-se criptografado e digital passando a nos dar condições de acompanhar em tempo real os deslocamento de nossa viaturas de forma sigilosa, sem vazamento de informações. Além disso estamos georreferenciando, ou seja, mapeando com precisão os pontos mais críticos do município na busca de resultados mais eficaz”, destacou Paranhos.

Outra ação da Prefeitura de Monte Mor que reflete diretamente nas ações de segurança pública foi a inauguração da Unidade de Guarda Comunitária (UGC) na região do Jardim Paviotti, descentralizando a sede da Guarda Civil Municipal e encaminhando parte da corporação para os bairros. A medida diminui o tempo de resposta para atender a população. Uma segunda Unidade de Guarda Comunitária será entregue em breve na região do Jardim São Clemente.

“É importante lembrar que nossos valorosos Guardas, policiais militares e civis fazem seu trabalho diariamente em nome da ordem pública, porem sabemos que proporcionar segurança é dever do poder público e, mesmo com as mais variadas orientações de segurança ainda notamos nos dias de hoje atitudes de alguns cidadãos que motiva e facilita as ações de bandidos, como por exemplo estacionar e deixar sobre os bancos bolsas e equipamentos de grande valor. Essa atitude potencializa possíveis furtos e danos e se cada cidadão fazer sua parte, estaremos contribuindo diretamente para reduzir os índices de criminalidade”, finalizou o secretário.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?