CapivariNotícias

Castramóvel foi inaugurado no último sábado em Capivari

Castramóvel foi inaugurado no último sábado em Capivari
Inauguracao do Castramovel contou com a presenca de autoridades e com apoio do TG (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Foram realizadas castrações de gatos previamente agendadas no local; CCZ realizou pré-inscrições e esclareceu dúvidas da população para novas cirurgias nos animais.

O Castramóvel, um trailer adaptado para a realização de castrações em cães e gatos da população de rua e de famílias carentes, foi inaugurado no último sábado, 15, na praça central, a partir das 9h. Durante a inauguração foram feitas cirurgias de castração em quatro gatos, que já estavam agendados no CCZ.

Quem passou pelo local pode receber orientações sobre cuidados e alimentação para os pets, e acabou levando brindes para casa como amostras de ração das marcas Tutano, Hills, Hercosul, Bayer e Magnus, com o apoio do Pet Clube da Lulu e da Magnus.

Castramóvel foi inaugurado no último sábado em Capivari
Carretinha Cultural esteve no evento para divertir as crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

A Carretinha Cultural animou a criançada com pinturas e jogos enquanto os papais recebiam informações sobre o Castramóvel e realizavam as pré-inscrições para futuras castrações, com o apoio do Tiro de Guerra 02-011. Durante a manhã, houve a apresentação da Guarnição de Canil da Guarda Civil Municipal, com os cães Pantera (da raça Labrador) e Argon (Pastor Alemão), mostrando o trabalho de faro (para encontrar entorpecentes) e de proteção policial.

Castramóvel foi inaugurado no último sábado em Capivari
Um dos gatos que foram castrados durante a inauguração do Castramóvel (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Para Laís Bossolan, proprietária de um gato que foi castrado na data, o trabalho foi excelente.

“Ele está ótimo, nem parece que passou por cirurgia! O CCZ desempenha um excelente trabalho”, diz Laís.

Ana Maria dos Santos Ferreira, que também teve seu gatinho castrado, falou sobre o resultado.

“Eu estou muito feliz com o atendimento. Ele nem parece que foi castrado, está pulando para cá e para lá. É nota 10!”, comenta Ana.

Castramóvel foi inaugurado no último sábado em Capivari
As quatro castrações de inauguração foram um sucesso (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Castramóvel

A unidade foi entregue no dia 17 de maio e é um trailer adaptado com o investimento de R$120 mil, por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Ricardo Izar, e intermédio dos vereadores Valdir da Farmácia e Binga. O Castramóvel tem o objetivo de reduzir a população de animais de rua, que se reproduzem, aumentando o número de cães e gatos abandonados e sem lar.

Sobre o CCZ

Até a chegada do Castramóvel, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Capivari realizava o procedimento cirúrgico somente em sua sede, na qual os animais precisavam ser levados até o local para a castração, e agora, com o novo recurso móvel, as cirurgias serão feitas diretamente nos bairros. Uma média de seis a sete castrações já eram realizadas por dia, de segunda a sexta-feira, e com esta facilidade, este número deve aumentar.

“O castramóvel vai ser muito importante, pois através dele vamos conseguir chegar nos bairros onde têm mais animais na rua, realizando as castrações e assim diminuindo a população de animais abandonados. Muitas vezes as pessoas não têm como trazer o animal ao CCZ, e sendo assim, nós vamos até os bairros mais carentes realizando as castrações desses animais”, diz a diretora do CCZ, Maísa Assalin de Camargo.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, a inauguração foi um grande sucesso.

“Pude acompanhar todo o procedimento da primeira castração realizada na unidade móvel, e fiquei maravilhado com a eficiência, a segurança e a praticidade do serviço que ofereceremos a estes animais que merecem todo cuidado e carinho. Os animais saíram todos bem das cirurgias e seus donos ficaram felizes”, diz o prefeito.

Castramóvel foi inaugurado no último sábado em Capivari
Guarnição de Canil fez apresentação com os cães (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

A cerimônia de inauguração teve o apoio do SAAE, da Secretarias de Cultura e Turismo, de Segurança Pública, de Desenvolvimento Urbano, de Educação; do Tiro de Guerra 02-011, da Magnus e do Pet Clube da Lulu com seus patrocinadores.

Informações

Informações para futuras castrações e dúvidas podem ser obtidas pelo telefone do CCZ, que é o (19)3492-3303 ou pelo e-mail [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?