CapivariNotícias

Castramóvel será inaugurado no dia 15 de junho na praça central

Castramóvel será inaugurado no dia 15 de junho na praça central
Foto: Divulgação/Prefeitura Capivari

Serão realizadas cirurgias que já estavam na agenda do CCZ para a data da inauguração; equipe irá orientar quem pode se inscrever para as futuras castrações de cães e gatos.

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inaugura no próximo sábado, 15, o Castramóvel. O evento acontece na Praça Central, a partir das 9h.

O veículo Castramóvel realizará cirurgias já agendadas para a data, que estavam no cronograma do CCZ. A equipe do CCZ estará esclarecendo dúvidas sobre a castração e fazendo pré-inscrições para futuras cirurgias.

Castramóvel será inaugurado no dia 15 de junho na praça central
Foto: Divulgação/Prefeitura Capivari

Sobre o Castramóvel

A unidade foi entregue no dia 17 de maio e é um trailer adaptado com o investimento de R$ 120 mil, por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Ricardo Izar, e intermédio dos vereadores Valdir da Farmácia e Binga, que vai atender a população de animais de rua (cães e gatos) e animais de famílias de baixa renda, realizando cirurgias gratuitas de castração.

O objetivo é o de reduzir a população de animais de rua, que se reproduzem, aumentando o número de cães e gatos abandonados e sem lar.

Atualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Capivari realiza o procedimento cirúrgico em sua sede, na qual os animais precisam ser levados até o local para a castração, e agora, com o novo recurso móvel, as cirurgias serão feitas diretamente nos bairros.

Uma média de seis a sete castrações são realizadas por dia, de segunda a sexta-feira, e com a facilidade, este número deve aumentar.

“O castramóvel vai ser muito importante, pois através dele vamos conseguir chegar nos bairros onde têm mais animais na rua, realizando as castrações e assim diminuindo a população de animais abandonados. Muitas vezes as pessoas não têm como trazer o animal ao CCZ, e sendo assim, nós vamos até os bairros mais carentes realizando as castrações desses animais”, diz a diretora do CCZ, Maísa Assalin de Camargo.

“A cidade de Capivari pode se alegrar por mais esta aquisição, com a vinda do Castramóvel. Estamos muito felizes em poder oferecer este serviço no município”, diz o prefeito, Rodrigo Proença.

Castramóvel será inaugurado no dia 15 de junho na praça central
Foto: Divulgação/Prefeitura Capivari

Orientações

– Castração para animais de rua ou de famílias de baixa renda (é necessário apresentar comprovante de renda e endereço neste caso);
– Cachorras e gatas não podem estar no cio na data da cirurgia, nem devem estar amamentando;
– Cães e gatos devem ter no mínimo 5 meses de idade;
– É necessário os documentos pessoais do dono do animal (RG, CPF ou carteira de habilitação – CNH);
– O primeiro bairro a ser visitado pelo Castramóvel será o Santa Tereza D’Avila.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?