DestaquesRafard

CDHU sorteia casas em Rafard; confira a lista completa dos ganhadores e suplentes

Benedita Marciana da Silva foi a primeira sorteada e garantiu uma casa na cota dos idosos (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteou na tarde de sexta-feira, 20, no estádio municipal Jair Forti, 146 unidades do Conjunto Habitacional Rafard B, em Rafard. O investimento foi de R$ 18,9 milhões, ou seja, cerca de R$ 130 mil por unidade.

Mais de 900 famílias cadastradas participaram do sorteio. A habilitação dos sorteados teve início no Centro Cultural Julio Henrique Raffard, na quarta-feira, 25, e se estende até esta sexta-feira, 27. Todos são obrigados a comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. “É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar e atestar que o chefe da família trabalhe no município há pelo menos cinco anos, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e, indivíduos sós, 30 anos ou mais”, informa a nota da CDHU.

Do total das unidades, 94 serão para a população em geral, 11 para deficientes, oito para idosos, seis para policiais e agentes penitenciários e duas unidades para indivíduos sós. Os deficientes participaram, primeiro, do sorteio para a demanda geral. Os não sorteados e os sorteados como suplentes têm uma segunda chance, em uma nova data, de participação em sorteio específico para as unidades habitacionais reservadas (7%). Quando sorteados, são encaminhados à perícia médica com profissional de saúde da rede pública, indicado pelo estado ou município, para comprovação da deficiência.

Para os agentes penitenciários e os policiais civis e militares, há reserva de 4% das unidades. Esses não participam do sorteio geral, já que, conforme determina a legislação, são classificados de acordo com o tempo de lotação do município.

O evento contou com a presença do presidente da CDHU, Humberto Schimidt, que já recebeu das mães do prefeito Ilson Donizete Maia, um pedido para construção de mais 100 casas populares na área atrás do Centro Cultural. “Pra nós da habitação é muito importante esse momento do sorteio que antecede a entrega das casas, especialmente em Rafard, que há muitos anos não é contemplada com um conjunto habitacional, e também ver que a cidade já está movimentando para a construção de mais moradias”, disse.

Carlos Roberto Bueno, vice-prefeito de Rafard e diretor de Habitação, comemorou a chegada deste momento para a cidade. “É muito emocionante porque eu participei desde lá de trás quando ainda era vice-prefeito do César Moreira. Podem ter certeza que estamos trabalhando para diminuir ainda mais esse déficit habitacional”.

O prefeito Ilson Donizete Maia resumiu tudo com a palavra gratidão, agradecendo a todos que participaram para este momento se tornar realidade. “Essa conquista não é do prefeito Márcio, César ou Uil, cada um assentou um tijolo na história desta conquista. Participei quando vereador e agora tenho a honra de poder entregar essas casas”.

Conforme prometido, a presidente da Câmara, Angela Barboza, e os vereadores Alex Sandro D. Santos, Fábio Santos, Mário Severino, Daniel Teodoro, Alexandre Fontolan e Marco Brigati estiveram presentes prestigiando e fiscalizando o sorteio.

Próximo passo
Após o mutuário ser sorteado, é necessário passar pelo processo de habilitação, em que é entrevistado e precisa apresentar documentos para análise das condições socioeconômicas das famílias, além de comprovar seu enquadramento nas condições exigidas para participação nos programas habitacionais da CDHU. O contemplado é chamado para uma cerimônia de entrega de chaves com autoridades estaduais e municipais. Vale ressaltar que, ao mudar-se para o empreendimento, a locação não é permitida e configura infração contratual, bem como o uso não residencial do imóvel. A venda só é permitida após decorridos 18 meses da data da assinatura do contrato de financiamento, conforme Decreto n.º 51.241 de 03/11/2006.

Denúncias
Em nota, a diretoria de Habitação de Rafard divulgou os telefones para que, em caso de dúvidas, sejam realizadas denúncias quanto aos sorteados. As denúncias podem ser anônimas e deverá ser informado o nome da pessoa denunciada e o motivo.

Por telefone, o processo pode ser realizado pelo telefone do Serviço Social – 3496-1317 ou pelo Alô CDHU – 0800 000 2348. As denúncias por escrito devem ser entregues no Serviço Social de Rafard, das 9h às 16h.

CLIQUE AQUI E confira com exclusividade, a relação com o nome dos sorteados e também dos suplentes.

Cobertura completa
O jornal O Semanário transmitiu o sorteio Ao Vivo em sua página oficinal no Facebook. Confira:

Entrevista com o vice-prefeito e diretor municipal de Habitação, Carlos Roberto Bueno. Confira:

Entrevista com o prefeito de Rafard, Ilson Donizete Maia. Confira:

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?