Capivari

CEAC oferece atividades recreativas para comunidade periférica

Palestra Fisioterapia

A Central da Educação e Atendimento da Criança (CEAC), ou popularmente conhecida como “Casa da Criança” de Capivari, atende os moradores da comunidade São Luiz, onde antes, devido ao estigma posto aos moradores desta área verde, era conhecida como “Morro dos Macacos”, sendo vista com grande preconceito por ser situada em uma parte periférica da cidade.
A instituição não possui fins lucrativos e apresenta, como foco principal, o atendimento das crianças e adolescentes desta comunidade para uma antiga problemática, a “Situação de Rua” (pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular). Na tentativa de atingir os objetivos de sua proposta, a CEAC oferece vários serviços, como: Refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), aulas de informática (para crianças, adolescentes e para as mães), aulas de artesanato, grupo para os jovens, grupo para as mães, passeios (fábricas, museus, parque ecológico, parque de diversão, pesqueiro, cinema, teatro, etc.), aulas de música, atendimento psicológico e toda parte de serviço social.
Disponibiliza ainda serviços externos gratuitos, conquistado através de parcerias, tendo ainda a disponibilização de veículo e motorista da própria instituição, utilizado para levar as crianças às aulas de ballet, aulas de axé, aulas de hip hop e escola de futebol.
Além disso, uma vez por mês é ministrado uma palestra para as mães da comunidade. A segunda palestra do ano foi ministrada pela fisioterapeuta Mariana, na quinta-feira, dia 21 de fevereiro.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, mas alguns serviços são disponibilizados, ainda aos fins de semana, como futebol, aulas de música e, vez ou outra, alguns passeios instrutivos.

CEAC
A Central de Educação e Atendimento da Criança foi fundada no dia 27 de setembro de 1994. Atualmente, constituem a equipe atuante na instituição: Uma coordenadora, um professor de informática, um motorista, uma cozinheira, um psicólogo e uma assistente social. Ainda há a colaboração de uma professora de artesanato e dois professores de música.
A Casa da Criança depende da contribuição social para que possa funcionar, ou seja, sobrevive de doações e, também, de algumas verbas municipais e estaduais conquistadas através de projetos desenvolvidos pela casa.
Quem estiver interessado em ajudar, pode entrar em contato com a própria instituição através do telefone (19) 3491-5944, ou também pode fazer um depósito anônimo direto na conta da instituição. (Banco Santander, Agência 0149, Conta Corrente 13-001141-1)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?