BrasilDestaquesEconomia

Cédula de R$ 200 preocupa comerciantes por falta de troco

Criada por startup do Sul, solução de troco digital facilita vida de consumidores e empresários


Se há um problema pelo qual o comércio passa com muita frequência é a falta de troco. O Banco Central anunciou uma nova cédula de R$ 200 que começou a circular nesta quarta-feira (2).

A nota não agradou quem trabalha com dinheiro em espécie. Comerciantes que já sentem dificuldade para trocar notas de R$ 100 e R$ 50 preveem ainda mais transtornos com a nota maior.

Recentemente, a especialista em finanças Nathalia Arcuri falou sobre a iniciativa do governo em suas redes sociais e destacou a questão do troco para um valor tão alto.

Para Anderson Locatelli, diretor executivo da Troco Simples (https://trocosimples.com.br/) – startup que que simplifica transações financeiras que envolvem dinheiro em espécie – as transações em espécie e a falta de troco é uma dor muito comum entre os comerciantes e varejistas.

“Troco na nuvem”: tecnologia pode ajudar

A startup criou uma solução em nuvem conhecida como troco digital e tem ajudado centenas de empreendedores – principalmente na região Sul do país.

Presente em mais de 400 estabelecimentos, a Troco Simples desde janeiro já realizou 285 mil transações de troco digital nos estabelecimentos.

“Nosso papel é levar aos varejistas e consumidores acesso a essas alternativas que diminuem a dependência de carregar dinheiro e moedas em grande quantidade na mão.

Assim como o troco digital que é recebido diretamente no CPF do consumidor, outros sistemas podem facilitar a utilização do usuário. Pessoas que não possuem conta em banco, conseguem receber a moeda digital”, afirma.

Ainda segundo o executivo, o troco digital diminuiu o contato com as cédulas e moedas.

“Num período de pandemia, o dinheiro físico pode transmitir uma série de bactérias e não apenas o coronavírus. Durante o pagamento de uma compra, uma nota ou qualquer moedinha, pode transformar essa simples ação em problema de saúde.

Com o troco digital também é possível fazer o pagamento das próximas compras com o valor acumulado, evitando o contato total com o dinheiro”, explica.

Transformação digital do varejo

Os pagamentos digitais estão mudando a forma que a população lida com o dinheiro. O método de pagamento via smartphone já domina bares e restaurantes.

“As fintechs tem colaborado para isso, essas empresas estão acelerando as operações e atendimentos apenas com um clique dos usuários, pessoalmente – nos pagamentos por aproximação – ou à distância em sites e compras pela internet”, comenta.

A interpretação dos consumidores no varejo pode definir novas tendências no mercado.

“Vale lembrar que no setor varejista – online ou digital – é necessário deduzir o comportamento do consumidor e adaptar de acordo com a cada região.

Para a partir daí propor soluções que podem resolver a dor do consumidor que procura eficiência. Toda essa transformação digital está fazendo com que os compradores fiquem mais exigentes”, conclui Locatelli.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios