Capivari

Célia Leão apresenta programas voltados às pessoas com deficiência que atendem Capivari e região

Cerca de 8% da população de Capivari possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a pouco mais de 4,5 mil pessoas. Essa informação é da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência e foi repassada pela secretária estadual da pasta, Célia Leão, em visita à Câmara Municipal de Capivari na última quinta-feira, 26.

Junto com a secretária executiva do setor, Aracélia Costa, Célia Leão apresentou outros dados referentes às cidades de Capivari, Rafard, Elias Fausto, Monte Mor, Mombuca, Rio das Pedras e Saltinho: essa região possui mais de 14 mil pessoas com deficiência; 79% possuem escolaridade baixa; metade dessa população dependente do BPC (benefício assistencial à pessoa com deficiência), com renda de até um salário mínimo; de 6 mil pessoas em idade produtiva (de 18 a 59 anos), apenas 700 foram contratadas para trabalhar.

Secretária Célia Leão apresenta dados sobre as pessoas com deficiência na região. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Diante desse cenário, a secretária estadual falou sobre alguns programas oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo, como o programa “Meu Emprego Inclusivo”, cuja ação vai desde a busca ativa e entrevista profissional, até o emprego apoiado, com suporte às pessoas com deficiência que foram contratadas. O programa é desenvolvido dentro dos PEIs (Polos de Empregabilidade Inclusiva).

Segundo a secretária, recentemente foi inaugurado o PEI Campinas e, por meio dele, será oferecido para Capivari e região o curso de Auxiliar Administrativo às pessoas com deficiência, anunciado pela vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP) em junho.

As inscrições para o curso vão até o dia 10 de setembro e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/4stgSYYELpumwuU37 , disponível no site e nas redes sociais da Câmara.

Vereadores e secretária Manuela com Célia Leão. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

As aulas são remotas e ministradas por profissionais do Centro Paula Souza. Outro curso conquistado por Paloma é o de Libras e será aberto a toda a população em breve.

Célia Leão comentou ainda sobre o programa Todas in-Rede, cujo foco principal é a mulher com deficiência, e, na parte esportiva, falou sobre as academias adaptadas e sobre as cadeiras para montanhismo que permitem as trilhas inclusivas.

Algumas das autoridades presentes com a secretária Célia Leão. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Por fim, a ex-deputada convidou as autoridades presentes para estarem no Palácio dos Bandeirantes no dia 21 de setembro, data em que a pasta comemorará o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e receberá solicitações de todos os municípios.

Vale ressaltar que Célia Leão esteve na Câmara Municipal a convite dos vereadores José Eduardo de Campos Pacheco (PL) e Paloma, de Capivari, e Adriano Luko, de Elias Fausto. Também participaram da cerimônia, compondo a mesa, o presidente da Câmara, Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), a vereadora Sele Rosada (PSL) e a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?