CapivariNotícias

Cemaden instala Estação Hidrológica em Capivari

11/11/2016

Cemaden instala Estação Hidrológica em Capivari

Equipamento está sendo instalado na Ponte do Santoro e apresentará medição em tempo real

cemaden

CAPIVARI | A Defesa Civil do município de Capivari terá um novo aliado na medição do nível do rio. Na Ponte do Santoro será instalada uma Estação Hidrológica que fará a medição em tempo real. O equipamento que está sendo instalado pela Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) não terá custos para a Prefeitura.
De acordo com a Defesa Civil, a estação auxiliará no dia a dia do setor que não precisará deslocar uma viatura para companhar a régua localizada nos rios o que dará mais agilidade a equipe.
Além disso, esses dados estarão disponíveis à população por meio do site www.cemaden.gov.br. Para ter acesso a estas informações, na página inicial o munícipe poderá clicar no ícone “Pluviômetro” dentro do boxe “Mapa Interativo”. Na outra página deverá clicar no ícone “Estações” e então em “Estações Hidrológicas”. Aí é só localizar o município de Capivari no mapa.

Cemaden
O Cemaden foi criado em 2011 por meio do Decreto Presidencial nº 7.513. O órgão está vinculado ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e tem como objetivo realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais para salvar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente desses eventos.
Transcorridos quase quatro anos desde sua criação, o Cemaden já emitiu mais de 5 mil alertas ao Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), entre o período de 2011 e 2016, os quais subsidiaram ações para evitar ou minimizar impactos sociais e econômicos decorrentes de desastres naturais.

Duas estações
Capivari já conta com uma Estação Meteorológica que foi instalada em junho do ano passado, por meio da CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) que escolheu o município devido as enchentes e fenômenos naturais, necessitando assim de uma informação rápida. Com essa estação, a Defesa Civil pode monitorar as possibilidades de chuvas para alertar com antecedência os moradores sobre risco de enchentes.
A instalação foi feita na sede da Canacap (Cooperativa Crédito Rural Plantadores de Cana da Região de Capivari), com base em um estudo realizado pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas).
A base é eletrônica e fornece as informações meteorológicas para um banco de dados em Campinas que encaminha para a Defesa Civil de Capivari. Com isto, os trabalhos se tornaram mais eficientes.
Para o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, agora com as duas estações, Estação Meteorológica e a Estação Hidrológica a Defesa Civil tem em mãos todos os dados necessários para se antecipar em caso de enchente. “O setor ainda conta com o PAI (Plano de Ação Imediata) que é sempre iniciado no mês de dezembro e segue até o mês de março do outro ano. Esse projeto define ações de prevenção e gerenciamento em casos de enchente e outros desastres naturais. Desta forma, o município está bem estruturado para atender os munícipes”, ressaltou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?