NotíciasRafard

Centro Cultural recebe exposição de arte sobre a cultura negra

23/11/2015

Centro Cultural recebe exposição de arte sobre a cultura negra

Mostra faz parte da Semana da Consciência Negra, mas vai até o fim do mês; horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Entre os trabalhos artísticos, mostra contém imagens de 23 mulheres que são consideradas um marco para a raça negra (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Entre os trabalhos artísticos, mostra contém imagens de 23 mulheres que são consideradas um marco para a raça negra (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – A Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo abriu para visitação uma exposição de trabalhos artísticos que realçam a cultura negra. A mostra faz parte da Semana da Consciência Negra e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o fim do mês, no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard. Depois desse período, as obras serão substituídas por um presépio, tendo em vista a aproximação do Natal.

Eleonora Aparecida da Silva, integrante da Secretaria de Cultura de Hortolândia, expôs um trabalho com imagens de 23 mulheres que são consideradas um marco para a raça negra, com grandes histórias de vida passadas de geração em geração. Sueli Carneiro, Leci Brandão e Zezé Motta são algumas das personalidades. Cada imagem é acompanhada de um texto explicativo na lateral.

Exposição também contará com um trabalho confeccionado com jornal, intitulado ‘Casa do Quilombo’ (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Exposição também conta com um trabalho confeccionado com jornal, intitulado ‘Casa do Quilombo’ (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

As escolas que quiserem organizar excursões devem agendar data e horário por telefone: (19) 3496-1438. Outra artista participante da exposição é a professora de teatro, desenho realista, animação e pintura livre das oficinas do Centro Cultural, Ana Ramos, que junto da companhia teatral Jogos em Cena decorou todo o cenário e preparou um trabalho confeccionado com jornal: “Casa do Quilombo”.

Com muita criatividade, a professora utilizou cerca de 600 folhas de jornal e tinta guache. Para agregar ao conjunto, Ana também usou esculturas de terracota do artista Geraldo Albertini, com representações de escravos, caipiras, rezadeira, entre outros. O trabalho foi idealizado pela própria Ana Ramos e teve ajuda dos alunos Filipe, Julyane, Débora, Airton, Ana, Juliane e Jéssica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?