NotíciasRafard

César Moreira é eleito prefeito de Rafard, conforme mostrava enquete d’O Semanário

Enquete divulgada pelo jornal O Semanário na sexta-feira (5) já apontava a vitória do candidato César Moreira. Após diversas críticas, ataques e até manifestações públicas quanto à lisura da enquete e a credibilidade do jornal, através de propaganda nos carros de som por parte dos candidatos com menor pontuação, a resposta veio no domingo (7).

César e Carlão discursaram em frente à Prefeitura após a 'carreata da vitória'

Os 6.254 eleitores que compareceram nos colégios eleitorais no domingo (7) para manifestar sua preferência, elegeram o candidato do PMDB César Moreira e seu vice Carlão da Aribela para administrar a cidade de Rafard no quadriênio 2013/2016.

César foi eleito com 2.647 votos contra 2.193 do segundo colocado Uil Maia do PSD. De acordo com a apuração do jornal no BU – Boletim de Urna, o candidato Mauro Savassa (PSDB) obteve 851 votos, porém os dados não são oficiais, já que a Justiça Eleitoral não divulga os votos de candidatos cuja candidatura encontra-se indeferida com recurso.

Rafard conta hoje com 7.196 eleitores, dos quais 6.254 compareceram (86,91%). Foram 942 abstenções (13,09%), 293 votos em branco (4,69%) e 270 anulações (números não oficiais). O número oficial de votos nulos, divulgados pela Justiça Eleitoral, está somado com a votação do candidato Mauro, totalizando 1.121 votos (17,92%).

Em carreata, o prefeito e vice eleitos desfilaram pelas ruas da cidade

A apuração oficial aponta a vitória de César Moreira com 54,69% dos votos válidos, 9,38% a mais do que o segundo colocado Uil Maia, com 45,31%.

Quando apurados os votos dos três candidatos comparados ao total de comparecimento de eleitores que votaram, o resultado se aproxima ao divulgado na enquete do jornal O Semanário na sexta-feira (5), antes das eleições. César Moreira venceu com 42,32% e a enquete divulgou que ele tinha 43% das intenções de voto. Já Uil Maia, obteve 35,06%, três pontos percentuais a mais no que foi divulgado (32%). O candidato Mauro Savassa, que recebeu 14% das intenções de voto na enquete, obteve 13,6% dos votos.

Familiares e amigos comemorando em frente ao comitê de César Moreira e Carlão da Aribela

Esclarecimento
A diretoria do Jornal O Semanário informa que diferente do que foi divulgado pelos carros de som com propaganda dos candidatos Uil Maia e Mauro Savassa, que rodaram pela cidade na sexta-feira (5), após a distribuição do jornal, questionando a lisura da enquete, bem como a credibilidade deste veículo de comunicação, têm a dizer aos amigos e leitores que sempre prezamos pela verdade dos fatos e a credibilidade na informação. A melhor resposta para isso foi o resultado das eleições municipais, que comprovaram o que a enquete apontava, diferentemente de outros artifícios utilizados e publicados em um site que tentava ludibriar a população, de que um dos candidatos estava 10% na frente do verdadeiro vencedor, e republicou a enquete alterando os resultados para 7% na semana seguinte. A matéria foi impressa e utilizada como material de apoio (papel de bolso) na campanha do candidato concorrente, porém, passadas as eleições, este mesmo site retirou a enquete do ar.

Vale esclarecer que não estamos aqui defendendo este ou aquele candidato e apenas esclarecendo o assunto. Os funcionários e diretores tem suas preferências políticas, mas o jornal não, e em momento algum interferiu no processo eleitoral da cidade, inclusive se o fizesse e/ou quisesse, os resultados poderiam ser ainda mais expressivos. Porém, deixamos com que a população avaliasse sozinha cada proposta e cada candidato.
Aos que criticaram a distribuição gratuita de alguns jornais na cidade, e com um pensamento equivocado chegaram a insinuar que o jornal estaria chamando a população de “burra”, talvez por interesses escusos e/ou falta de informação ou até mesmo como forma de manipular a opinião pública a ‘este ou aquele’ candidato, fica nosso sentimento de pena. Pena pelo desrespeito para com este veículo de comunicação que há 21 anos desenvolve um jornalismo sério e de credibilidade, e por isso perdura até os dias de hoje, amado por uns e odiado por outros. Vale ressaltar que jornais sobrevivem do comércio de propagandas, venda de assinaturas e jornais, portanto, não há crime algum em diminuir ou aumentar a tiragem do mesmo.

Nosso compromisso é com a verdade dos fatos. O dia que este veículo optar em participar ou apoiar algum candidato, o leitor será o primeiro a saber, e podem ter certeza, que o estará fazendo por uma boa causa.

Obrigado aos amigos e leitores que manifestaram apoio e não acreditaram nas inverdades que foram ‘expelidas pelas más línguas’.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?