Rafard

César Moreira fala com exclusividade sobre o fim do mandato

23/12/2016

César Moreira fala com exclusividade sobre o fim do mandato

Prefeito fez um balanço sobre suas ações, conquistas, obras, erros e acertos a frente do Executivo; confira entrevista exclusiva
Prefeito César Moreira deixa o cargo após quatro anos a frente do Executivo rafardense (Foto: Divulgação)
Prefeito César Moreira deixa o cargo após quatro anos a frente do Executivo rafardense (Foto: Divulgação)

RAFARD | Em seus últimos sete dias como prefeito de Rafard, César Moreira faz um balanço de suas conquistas e dificuldades de seus quatro anos frente à Administração Municipal de Rafard.
Moreira falou sobre suas obras, serviços, conquistas de verbas, ajustes de orçamento e outros objetivos que gostaria de ter alcançado ainda em seu mandato. ‘Gostaria de ter dito muito sim, que foi transformado em não, por falta de recursos’, desabafa.
Confira o que diz o prefeito sobre seu trabalho de quatro anos na Saúde, Educação, Obras, Esporte, Cultura, Lazer, Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura.

O Semanário – Quais foram as principais obras de seu mandato como prefeito de Rafard?

César Moreira – Graças a Deus e ao empenho de toda equipe foram muitas. As principais são: recapeamento de cerca de 50 ruas/trechos, construção das casas populares, aquisição de cerca de 20 novos veículos entre carros, maquinários, ônibus e caminhões, construção e inauguração da creche Adriana Maria Quagliato, funcionamento da creche Enzo Vieira, construção de uma farmácia, almoxarifado e salas administrativas para a saúde, reforma geral da Unidade Básica de Saúde, aquisição de novos equipamentos de saúde, funcionamento do PACS, reforma do Centro Odontológico, construção de um centro de atividades no Sete Fogões, instalação de parque infantil, praça do idoso, academias ao ar livre, inauguração do CRAS e Escola de Beleza, construção de estufas na zona rural, melhorias em estradas rurais e reconstrução de ponte, conquista do Plano de Saneamento, construção de campo sintético Rubens Simões Pelegrine, reconstrução do ginásio do CEPAR e mais uma quadra de grama sintética e melhorias no entorno, ampliação da área do Distrito Industrial, parceria para empreendimentos habitacionais particulares, melhorias em poços artesianos, construção de calçadas e iluminação de praça, dentre outras.

O Semanário – Quais obras serão entregues até o fim de seu período, e quais serão finalizadas pelo próximo prefeito?

César Moreira – Diversas das entregues foram citadas acima. Já as que estão em andamento e serão finalizadas pelo próximo prefeito são: casas populares, recapeamento das ruas Abolição, Maurício Allain, Vitório Talassi, José de Moraes Barros, Silvio Antonio Pelegrine, Felício Albiero, Giovane Boscolo, Emilio Vendramim (Distrito), Rinaldo Palace (Distrito), Avenida Joaquim Fracetto (Distrito), Ginásio de Esportes no CEPAR, construção de quadra society e entorno, instalação de diversos equipamentos da saúde, já conquistados, andamento no convênio microbacias II, com melhorias em estradas rurais, e construção de barracão para associação dos produtores de agricultura familiar, compra de um caminhão e equipamentos (mais de 1,5 milhão), andamento junto ao convênio de instalação de válvulas redutoras de pressão e monitoramento das pressões de água através da instalação de sensores de pressão e telemetria no sistema de distribuição de água no município (2,5 milhões, neste último), recapes de ruas no Distrito Industrial.

O Semanário – Como está a realidade financeira da Prefeitura? Houve queda na arrecadação? O próximo prefeito herdará dívidas?

César Moreira – Sim, houve queda na arrecadação e terminamos a administração com uma realidade financeira bem justa: ou seja, não há dívidas, mas não há sobras. Apenas o dinheiro dos convênios em andamento para que o prefeito possa dar continuidade.

O Semanário – Quais foram suas estratégias de Governo para superar estes dois últimos anos de crise financeira no Brasil? Isso afetou o município? De que forma?

César Moreira – Nossa estratégia foi buscar verbas junto aos governos Estadual e Federal e equilíbrio das contas de acordo com a realidade de arrecadação. Priorizamos o essencial e fizemos muitos cortes.

O Semanário – Na área da Saúde, quais foram as melhorias feitas em seus quatro anos como prefeito? E quais foram as maiores dificuldades na Saúde?

César Moreira – Realizamos um alto investimento, mais de 25% do orçamento mensal na Saúde. Com isso, reformamos toda a Unidade Básica de Saúde e o Centro Odontológico, construímos uma Farmácia Municipal para a distribuição de medicamentos, duas salas administrativas e uma sala para o almoxarifado, adquirimos novos equipamentos para uso dos profissionais e pacientes – ao todo, quase meio milhão de reais investido -, inauguramos o PSF (atualmente PACS) e ainda melhoramos a nossa frota, com a conquista de uma ambulância e um carro 0km para transporte de pacientes, além um carro para a Vigilância Sanitária e uma ambulância. Para o setor odontológico, além da reforma, ainda contratamos mais profissionais, modernizamos o setor com novos aparelhos e demos início ao serviço de prótese dentária gratuita. Nas escolas fizemos um trabalho de escovação supervisionada. Ainda realizamos diversas ações de prevenção.
As maiores dificuldades foram a falta de recursos para compra de medicamentos e contratação de mais profissionais, além do não aceitamento de parte da população após o fechamento da UBS no período noturno. Lembrando que o fechamento no período noturno foi necessário para equilíbrio financeiro da Prefeitura.

O Semanário – Na Cultura e no Esporte, quais foram suas principais conquistas?

César Moreira – Muitos investimentos foram feitos pelo Governo Municipal por meio de parcerias para a contribuição da Cultura, Esporte e Turismo. Os eventos garantiram entretenimento às famílias rafardenses e as oficinas e projetos dos últimos quatro anos permitiram o envolvimento de centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Para a cultura, atualmente contamos com as seguintes oficinas: Ballet, Street Dance, Hip Hop, Movimentos Rítmicos, Canto e o Projeto Guri. No Esporte temos aulas de futsal, futebol de campo, muay-thai e Capoeira.
No Turismo, por meio do apoio de parceiros, em especial a Raízen, as crianças puderam conhecer os principais pontos turísticos de nossa cidade, lembrando também que a Prefeitura prestou apoio aos eventos da Abaçai.
Fora isso, ainda realizamos eventos culturais e esportivos que foram destaque na cidade, como o Miss Rafard, Miss e Mister Afro, Festival de Dança, Copa Sulamericana de Futebol, Torneios de futebol de campo e futsal, Troca de cordões de capoeira e os tradicionais “Show de Natal” e “Aniversário da Cidade”.
Para as futuras administrações deixamos o legado de duas quadras society (uma em construção), reforma do Ginásio de Esportes Olavo de Campos Borghesi e reconstrução de Ginásio no CEPAR.

O Semanário – No Desenvolvimento Social, o que se destacou no Governo César Moreira?

César Moreira – Sempre buscamos dar total suporte e amparo as famílias rafardenses, com a oferta de cursos profissionalizantes, destaque para a Oficina de Costura, na área da informática disponibilizamos o Telecentro e o Jovem Hacker, inauguramos a Escola de Beleza (área da estética) e ainda realizamos ações como a Campanha do Agasalho, e parcerias para reformas de cadeiras de rodas e doação de roupas, alimentos e brinquedos. Instalamos a academia para idosos e prestamos todo o apoio à Terceira idade. Também inauguramos o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e adquirimos dois carros para a Assistência Social, sendo um deles para o CRAS. Também prestamos apoio às vítimas das enchentes com alimentação, vestimentas e diversos outros materiais para o restabelecimento das famílias.

O Semanário – No item habitação, quais foram suas principais conquistas?

César Moreira – Demos início à construção de 146 casas populares, cujas obras estão em fase final. Outra conquista foi a retificação das terras doadas pela União São Paulo (mais de três hectares ao redor do Centro Cultural, Júlio Henrique Raffard), as quais passam a ter a condição de “ser construído um Conjunto Habitacional, onde terão preferência para a aquisição das casas, os moradores de Rafard, residentes em área de inundação do Rio Capivari”. Também conquistamos a doação de grande parte da área de Itapeva, o que permitirá muitos avanços em relação à habitação e o desenvolvimento daquela área. Ainda demos total apoio e suporte para a construção de empreendimentos habitacionais particulares, o que vai garantir mais moradias na cidade.

O Semanário – Como fica, após o seu mandato, a realidade do Distrito Industrial de Rafard? Foram feitos investimentos? Novas indústrias se instalaram?

César Moreira – O Distrito Industrial foi praticamente triplicado na atual gestão. Recentemente, uma multinacional adquiriu 10 alqueires e mais 5 empresas adquiriram um total de 15 alqueires dos 35 hectares disponíveis, o que vai garantir o crescimento das industrias na cidade, fomentando de modo geral o comércio local, além de assegurar novos recursos para obras de infraestrutura no município.

O Semanário – Quais foram os principais investimentos para as melhorias na Educação?

César Moreira – Nós optamos por manter o sistema apostilado (Anglo), construímos e inauguramos uma nova creche, a creche Adriana Maria Quagliato, demos início ao funcionamento da creche Enzo Henrique Vieira, fizemos uma grande reforma na escola Aurélio Sotto, dentre outras melhorias no dia a dia. Investimos em cursos de capacitação para os profissionais da área, atividades extra-classe e hoje a educação de Rafard é referência regional.

O Semanário – O que fica para trás? O que gostaria de ter feito em sua Administração e não foi possível?

César Moreira – Fizemos tudo o que estava em nosso alcance, mas nem tudo o que gostaríamos. Uma das minhas frustrações foi a negociação com uma empresa multinacional, que precisou de uma pausa por conta da crise do país. Alguns projetos de lei também deixaram de ser colocados em pauta pela falta de apoio de alguns vereadores. E é claro, gostaríamos de ter dito muitos “sims” que foram transformados em “nãos” por falta de recursos financeiros, isso inclui principalmente alguns pedidos para uma das áreas que mais investimos e que mais recebeu críticas: a saúde. Um dos projetos que não conseguimos aprovar e que é de grande importância para o bom andamento do município é a questão do Plano de Saúde dos servidores. Nós tentamos regulamentar a contratação trazendo maior equilíbrio para o município, mas não conseguimos e isso administrativamente atrapalha o bem da coletividade uma vez que um prefeito deve tomar decisões que beneficiem a todos e não alguns.

O Semanário – Quais foram os momentos de alegria como prefeito da cidade? E os piores momentos à frente de uma Prefeitura, quais foram eles?

César Moreira – Além de me sentir feliz com todas as obras e serviços que pudemos entregar, senti uma grande satisfação quando soube que de mais de 5 mil municípios avaliados no Brasil, Rafard assumiu a 176ª posição no ranking de eficiência dos municípios segundo pesquisa do Jornal Folha de São Paulo e Data Folha. Os piores momentos foram a não aceitação da implantação de taxas para serviços básicos, como o lixo, por exemplo e a tentativa de cassação injusta do meu mandato por conta da saúde e de problemas com o lixo.

O Semanário – Qual é a mensagem que você deixa para o prefeito eleito que vai assumir em 2017?

César Moreira – Que trabalhe com ousadia, determinação e firmeza, porque os interesses particulares da pessoas muitas vezes atrapalham o bem da coletividade. Não é possível agradar a todos. Dizer sim é bom, mas por muitas vezes dizer não é necessário para o bem da maioria. É preciso foco, liderança e uma equipe unida e bem preparada para o desenvolvimento da cidade.

O Semanário – Que mensagem deixa para os munícipes de Rafard?

César Moreira – Agradeço a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento de Rafard, participando de nossa gestão. Cada pessoa foi muito importante. Desejo a todos um Feliz Natal e um ano novo cheio de paz, amor e realizações.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?