J.R. Guedes de Oliveira

Cesário Motta Júnior

Cesário Motta Júnior – Médico e Político. Filho do médico Dr. Cesário Motta e de Clara Cândida Nogueira de Motta (sua prima), nasceu em Porto Feliz, em 5 de março de 1847.

Ali iniciou seus estudos e depois foi para o Rio de Janeiro estudar medicina. Seu pai, que também era médico em Porto Feliz, ganhava pouco pelo ofício. Assim, os estudos do filho, no Rio de Janeiro, foram comprometidos e só tiveram continuidade devido a ajuda de Nuno Motta, tio do jovem estudante.

Concluídos os estudos, defendeu sua tese, que foi aprovada com distinção e, desta forma, recebeu o diploma que tanto sonhara. Casou-se com Adelina Moreira, ainda no Rio de Janeiro, com quem teve uma filha.

Voltou a Porto Feliz e pouco tempo depois mudou-se para Capivari. Na cidade, fixou residência na esquina onde atualmente se encontra o prédio do Banco Santander, de frente para a Praça Central.

cesário-motta-junior-figura-ilustre-da-região
Cesário Motta Junior (Foto enviada pelo colunista)

Ainda jovem tornou-se deputado da Assembléia Constituinte, em 1891 e, desde o primeiro discurso, revelou seu vasto conhecimento sobre os problemas nacionais, conquistando a admiração de muitos.

Como deputado, defendeu a criação de um Instituto de Ciências Naturais, uma Escola de Belas Artes e uma Escola de Farmácia, projetos que conseguiu implantar enquanto secretário de Estado.

Dr. Cesário Motta Jr. criou o instituto de Soroterapia (Butantã), o Jardim de Infância, a Escola Modelo da Luz, a Escola de Medicina, o Ginásio do Estado, o Ginásio de Campinas e a Escola Modelo de Itapetininga.

Foi um dos idealizadores e sócio-fundador da Sociedade de Medicina de São Paulo e primeiro presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Foi também agraciado com o prêmio da Consagração Unânime do Povo Paulista.

Tornou-se conhecido e querido na nossa cidade, não só como médico, mas também por exercer ativamente sua cidadania, lutando pelas áreas da educação e saúde, preocupando-se com a higiene e o bem-estar da população.
Faleceu em 24 de abril de 1897, aos 50 anos, e é o patrono do Museu Municipal de Capivari.

(Fonte: Jehoval Júnior e outros)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?