NotíciasRegião

CEUNSP realiza lançamento do novo curso de Estética

Curso é o segundo a ser oferecido no Estado e o primeiro na região, com aulas no período da manhã de segunda a quinta-feira

O CEUNSP promoveu na noite segunda-feira, dia 19, o lançamento do novo curso de Bacharelado em Estética. O evento reuniu cerca de 100 pessoas no Salão de Festas do campus I, em Itu, entre professores e proprietários de hotéis, salões de beleza, clínicas e spas da região. A data foi escolhida pois no dia 20 de novembro é comemorado o Dia do Esteticista, cuja profissão foi regulamentada neste ano com a Lei federal 12.592.
O reitor Rubens Anganuzzi foi representado pela sua assessora, a professora Maria Ângela Pimentel Mangeon Elias. A apresentação do curso foi feita pelo diretor da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida (FSCV), professor Marcel Cardozo, e pela coordenadora Bárbara Camargo.
O curso de Estética do CEUNSP, o segundo no Estado e o primeiro na região, vem preencher uma lacuna: a falta de profissionais qualificados para o setor que mais cresce no País nos últimos anos. Somente em 2011, o mercado de estética movimentou R$ 137 bilhões e o Brasil já é considerado o 2o maior mercado do mundo.
O curso terá duração de 4 anos com aulas no período da manhã, das 7h30 às 11h, de segunda a quinta-feira. “Nosso aluno terá condições de atuar na área logo no primeiro ano e por isso deixamos a sexta-feira livre, pois é o dia mais procurado em salões e clínicas de estética”, explica o professor Marcel. Entre os tópicos que fazem parte do currículo estão Depilação, Drenagem Linfática, Massagens, Pós-operatório, Maquiagem, Tratamentos Capilar e Facial, entre outros.
A estruturação do curso leva em conta três dimensões: Técnica, Ética e Visagista e Empreendedora. “Será uma formação robusta de conhecimentos, mas também com ferramentas de gerenciamento do negócio. Nosso objetivo é formar um profissional com uma visão holística de sua área de atuação”, explica. Essa visão do todo será garantida também pela integração com outros cursos da FSCV, como Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, além de Educação Física, Gastronomia e Administração.
A coordenadora destaca que o consumidor exige hoje um profissional qualificado. “O que se tinha antes era um mercado informal muito grande. Hoje, os salões de beleza, que são em maior número neste mercado, já têm um alto nível de exigência e de cuidados que precisam tomar. Por isso, e com a aprovação da nova Lei, há uma demanda muito grande por um profissional qualificado”, aponta Bárbara.
Durante o coquetel de lançamento também foram apresentados os primeiros parceiros do curso, que tiveram a oportunidade de expor seus produtos, como a APS Aparelhos para Estética, de Boituva, que produz cerca de 30 modelos de aparelhos para o tratamento corporal e facial, inclusive de eletroestimulação russa; Mex Massagem, de Salto, que tem uma linha de 10 produtos de macas, cadeiras e acessórios para massagem, incluindo uma maca elétrica que chamou muito a atenção dos presentes; a franqueada de Itu d’O Boticário, com uma linha de produtos com qualidade de exportação e uma loja móvel; os distribuidores para a região de Sorocaba da Extrato da Terra, com um portfólio de mais de 400 produtos para limpeza facial, manchas, acnes, rejuvenescimento, banho de lua, relaxante, tanto para uso profissional como home care e que também é exportado para vários países; e consultoras da Mary Kay do Brasil, que trouxeram a linha de maquiagem e cuidados com a pele da empresa de Dallas, no Texas (EUA).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?