DestaquesRegião

Chegam as vacinas contra a Covid-19 para os idosos de Rafard, Capivari e Mombuca

A imunização contra o coronavírus em idosos com mais de 90 anos deve começar nesta segunda-feira (8). Já para os que possuem acima de 85 anos, a previsão é para a partir do dia 15 de fevereiro. O cronograma foi anunciado no início desta semana pela Secretaria Estadual de Saúde.

Em Rafard, a Diretoria Municipal de Saúde contabiliza cerca de 260 idosos com idade acima de 85 anos. Além dos 134 profissionais de Saúde, já vacinados com a 1ª dose da vacina na cidade, também foram imunizados mais 42 idosos acamados, com a visita da equipe médica nas residências.

A aplicação das vacinas, prevista para a próxima semana, será utilizada na segunda fase dos profissionais da Saúde e nos idosos com 90 anos ou mais, e será feita na Unidade de Saúde, em sistema drive thru.

Capivari também começa a imunizar os idosos na próxima semana. De início, serão aplicadas as 550 doses da vacina Coronavac, recebidas na tarde da última quarta-feira (3). A Secretaria Municipal de Saúde informou que esta nova remessa será destinada para os idosos com idade de 90 anos ou mais e para os profissionais de saúde dos postos dos bairros.

Mombuca aguarda para esta sexta-feira (5), a chegada de uma nova remessa de vacinas para imunização dos idosos acima de 90 anos. O município irá iniciar a imunização dos acamados, em torno de 20 moradores, e está finalizando o levantamento do número de idosos que serão vacinados na Unidade de Saúde, nesta próxima etapa. Até agora, o município já imunizou 60 profissionais de Saúde, que atuam na linha de frente.

Idosos devem ser imunizados a partir da próxima semana em todo o Estado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Idosos devem ser imunizados a partir da próxima semana em todo o Estado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Cronograma Capivari

Começa nesta sexta-feira (5), a imunização dos servidores da Secretaria de Saúde de Capivari e dos idosos com 90 anos ou mais. Ao todo, cerca 370 funcionários públicos e 150 idosos devem ser vacinados nessa etapa. Para evitar aglomeração, as doses serão aplicadas nas unidades de saúde dos bairros e na Sala de Vacina do Centro.

Nesta sexta-feira, serão vacinados os servidores da Saúde Bucal, do Posto Central e do Centro de Especialidades.

Na segunda-feira (8), é a vez dos profissionais da Fisioterapia da Prefeitura. Na terça-feira (9), profissionais do CAPS AD, CAPS II, Saúde Mental e IST. Os motoristas da saúde serão vacinados no mesmo período, sendo 10 por dia.

Já no caso dos idosos, eles devem procurar o Posto de Saúde mais próximo, portando um documento com foto, Cartão SUS e um comprovante de endereço. Quem mora na região do Centro pode ir à Sala de Vacina, localizada no Posto de Saúde Central, com entrada pela lateral do Museu.

De acordo com a secretária de Saúde, Vládia Guimarães, Capivari segue o Plano de Imunização.

“Estamos sendo bem criteriosos para que ninguém passe na frente, nem para que profissionais da linha de frente deixem de tomar a vacina. Nossas equipes estão trabalhando muito para fazer o melhor”, conta.

A cidade já recebeu vacinas suficientes para imunizar 1.250 pessoas com a primeira e segunda dose. De acordo com o cronograma, os próximos a serem vacinados são os profissionais da saúde da iniciativa privada. Ainda não há uma previsão da quantidade e de quando chegam as novas doses.

Em uma reunião marcada para a próxima terça-feira (9), o Comitê de Combate e Contingenciamento ao Novo Coronavírus deve decidir as etapas caso a cidade não receba doses para imunizar todo o grupo de uma vez.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?