Editorial

Chegou a hora de escolher

Pois bem, chegamos à reta final de mais um processo eleitoral. Alguns candidatos gastaram as solas dos sapatos nas ruas e apresentaram as suas propostas, enfrentaram a população olho no olho, outros, porém, apenas distribuíram os seus santinhos nas casas.

E você, conseguiu decidir o seu voto?

Pelas ruas, ouvimos que muitas pessoas vão deixar de votar nessas eleições e tantas outras, estão indecisas em quem depositar a confiança.

Cabe esclarecer, que o mais importante para o processo democrático, é que você exerça o seu direito e dever de escolha. Às vezes, pode parecer difícil e muitas pessoas preferem não ‘perder’ seu tempo indo até as urnas.

No entanto, é preciso que todos tenham consciência da importância de votar. Se não for pelas propostas, se achar que não existe um candidato preparado, não vote pela amizade, nem pela aparência. Faça uma breve análise, mesmo que superficial, e escolha o ‘menos pior’.

Algumas perguntas que podem ajudar o eleitor na hora da escolha: Qual a experiência administrativa do candidato que você está propenso a escolher? O que ele fez até hoje na vida pública? Quem são as pessoas e os apoiadores que estão ao lado dele durante a campanha? Ele participou do processo eleitoral de forma ética? As propostas que ele apresenta no plano de governo são executáveis?

Enfim, são perguntas básicas para que o eleitor possa votar consciente na eleição que acontece neste domingo, 15 de novembro de 2020.

Não jogue seu voto no lixo e não deixe que a cidade seja administrada por alguém que não esteja preparado para tal cargo. A cidade precisa de você e você precisa da cidade.

Quem anula o voto ou vota em branco, depois, não tem direto e moral para querer cobrar algo do administrador que assumiu a chefia do município. Concorda?

E dizemos isso para o cargo de chefia do Executivo e também do Legislativo. Em Rafard, são 5 opções para você votar para prefeito e mais 61 postulantes ao cargo de vereador, que devem assumir as 9 cadeiras na Câmara Municipal e ser os olhos e a voz do povo, fiscalizando e cobrando a administração municipal.

Queremos acreditar, que os tempos do coronelismo e dos votos comprados já se foram. O candidato que ainda pensa dessa forma, deve ser o primeiro excluído da lista. E o eleitor que se corrompe por tão pouca coisa, que não pense só nele, nem só no hoje. O futuro de toda sociedade e dos que ainda estão por vir, dependem das nossas escolhas.

Boa sorte a todos e que as eleições ocorram com ordem e consciência.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?