Capivari

Cia. Cênica apresenta em Capivari espetáculo em homenagem ao samba paulista neste domingo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O cortejo de rua que homenageia o samba paulista, seus compositores e intérpretes, intitulado como: “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica de São José do Rio Preto/SP, chega a Capivari neste domingo, 1º de julho. O espetáculo será apresentado gratuitamente às 16h, na Praça Central.

Nomes como Geraldo Filme, Dionísio Barbosa, Henricão, T. Kaçula, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, entre outros, estarão presentes no espetáculo que conta com a participação do público e propõe uma viagem que tem como portos as raízes africanas, os encontros na Festa do Bom Jesus de Pirapora, os cordões carnavalescos, a institucionalização do Carnaval, a resistência do samba de raiz, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

Depois da apresentação, haverá uma demonstração do Batuque de Umbigada de Capivari, seguida de um bate-papo com o público sobre o espetáculo “Virado à Paulista” e o tema abordado.

O cortejo conta com a parceria da Diadorim Cultura Popular, Batuque de Umbigada de Capivari e Cia. Ui de Teatro, e o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. A apresentação integra a circulação iniciada em março pela Cia. Cênica. O grupo percorrerá, ao todo, 12 cidades do Estado de São Paulo, buscando refazer os caminhos e descaminhos da história do samba paulista – das raízes do samba rural às formas assumidas nos dias atuais. Nesta semana, o grupo também apresenta o espetáculo em Tatuí e Quadra.

O projeto de circulação do espetáculo foi contemplado pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A circulação já passou por São Paulo, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus e segue até julho. Quadra, Tatuí, Capivari, São Luiz do Paraitinga, Itu e São Sebastião também receberão a peça.

Ao término da circulação, a Cia. Cênica realizará, em sua cidade-sede, São José do Rio Preto, o Samba da Partilha, encontro em que compartilhará com artistas, produtores e interessados suas experiências e reflexões sobre a circulação realizada. O projeto pode ser acompanhado pelo site www.ciacenica.com.br. Todas as atividades têm acesso gratuito.

“Virado à Paulista”, que estreou em 2015, participou do Circuito Sesc de Artes em 2016 e circulou na cidade de São José do Rio Preto em 2017 com o apoio do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre a Cia. Cênica

A Cia. Cênica é um grupo de repertório criado em 2007 em São José do Rio Preto/SP que realiza pesquisas e ações culturais a partir dos eixos: o popular não apenas como linguagem e temática, mas como meios de produção e difusão cultural; dramaturgia autoral; música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e ocupação de ruas e espaços não convencionais.

Em 2014, a Cia. conquistou uma sede, ocasião em que realizou, em parceria com o Sesc Rio Preto, a 1ª Mostra Cênica, na qual apresentou seu repertório e promoveu uma mesa redonda sobre o papel da crítica e da curadoria teatral, contando com a participação de Kil Abreu, Miriam Fontana e Juliana Calligaris.

Em fevereiro de 2017, a Mostra teve sua segunda edição, com o tema Resistências, e contou com a apresentação de 22 espetáculos, performances e cenas curtas do interior, litoral e capital do estado de São Paulo, além dos estados de Espírito Santo e Minas Gerais, alcançando um público de mais de cinco mil pessoas.

Em sua trajetória, a Cia. Cênica foi contemplada em cinco editais do ProAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e em seis editais do Programa Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto/SP. Além disso, circulou com seus trabalhos por várias unidades do SESI/SP, via editais, como o Viagem Teatral, e por unidades e projetos especiais do Sesc, como o Circuito Sesc de Artes e a Mostra Sesc Cariri de Culturas.

A Cia. traz ainda em seu currículo a participação em importantes eventos internacionais de teatro, como o FIT Belo Horizonte, a Mostra Internacional de Teatro da Paraíba e o FIT São José do Rio Preto, e diversos prêmios conquistados em festivais nacionais, como o FENATA – Festival de Teatro de Ponta Grossa (PR).

Atualmente, a Cia. possui oito espetáculos em circulação: “Acordes”, “Auto da Anunciação”, “Por Quê?”, “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”, “Virado à Paulista”, “Terra abaixo, Rio acima”, “A Cor Silva” e “Queijo & Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim”.

SINOPSE:

Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos estilos e origens deixaram os barracões e ganharam as ruas! Em homenagem àqueles que com muito ritmo, resistência e poesia compuseram a história do samba paulista, músicos e atores da Cia. Cênica conduzem, neste espetáculo-cortejo que conta com a participação do público presente, uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito de cor.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?