NotíciasRafard

‘Cidade Coração’ comemora 49 anos

21/03/2014

‘Cidade Coração’ comemora 49 anos

Programação segue até dia 3 de abril
Mesmo com a fama pouco explorada na cidade, Tarsila do Amaral tem um mosaico que apresenta Rafard aos visitantes (Foto: Arquivo/O Semanário)

A cidade de Rafard completa, nesta sexta-feira, 49 anos de história, desde a emancipação político-administrativa, que aconteceu no ano de 1965, desintegrando a antiga “Villa Raffard” de Capivari. A história mesmo, na verdade, começou a ser escrita em 1910, quando a singela terrinha de mais ou menos 700 habitantes, já ocupada pela antiga usina da União São Paulo (hoje Cosan), e por uma estação ferroviária da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), aguçou a curiosidade de franceses que na usina trabalhavam.

Igualmente, a vila possuía – e ainda apresenta – uma infinidade de pontos turísticos e belezas naturais que crescem aos olhos de quem sabe perceber e explorar tais maravilhas. No entanto, o desejo de tornar-se município gerou brigas com a vizinha, Capivari, como relatou o escritor Silveira Rocha no livro Vida Social e Política de Rafard. No ano da eleição de Jânio Quadros para Presidente da República, Rafard foi uma das poucas cidades do estado em que o candidato perdeu nas urnas.

Como um ato de provocação e porque eram partidários de Quadros, os capivarianos invadiram a cidade. A fim de responder “à altura”, os rafardenses atiraram sacos com materiais retirados dos esgotos em cima dos telhados das casas de Capivari. O episódio ficou conhecido como “Guerra de Bosta”. Isso tudo aconteceu porque Jânio Quadros, então governador, não permitiu a municipalização da Villa Raffard.

Casarão da Rua Maurício Allain (Foto: Arquivo/O Semanário

Na época, segundo Rocha, a cidade já contava com mais de 100 prédios e instituições, entre elas o Futebol Clube, a Corporação Musical Elite, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, o Ginásio Estadual, o Cartório de Registro Civil, o Cemitério e a Agência Postal (atualmente conhecida como Correios), além de estabelecimentos comerciais e ruas devidamente nomeadas.

Mesmo com tantos obstáculos, a vontade do povo foi levada a diante e concretizada pelo carioca Júlio Henrique Raffard, que veio até terras rafardenses a mando de Dom Pedro II, incialmente para construir o Engenho Central de São João do Capivari. Mais tarde, ele fundaria também o povoado, que primeiro ficou conhecido como “Villa Henrique Raffard” e anos depois seria elevado à categoria de Distrito, pertencendo à Capivari e Rafard.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada para 2013 era de 8.952 habitantes, 340 pessoas a mais do que em 2010. A religião católica é predominante na “Cidade Coração” (5.592), seguida pelos evangélicos (2.086). Rafard, que lá atrás começou a ser ocupada por imigrantes, em sua maioria italianos, segue movimentada pela indústria canavieira e pela vontade de crescer e se desenvolver cada dia mais.

Praça Grellet (Foto: Arquivo/O Semanário)

Comemoração

Neste sábado, 22, a Prefeitura Municipal inaugura o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). E para comemorar essa conquista em meio à programação de aniversário, haverá Rua de Lazer, serviços com entretenimento e outros oferecidos gratuitamente à população, tais como brinquedos para as crianças, corte de cabelo, aferição de pressão e diabetes, oficinas de desenho, atualização do cadastro do Programa Bolsa Família e apresentações referentes ao dia da cidade.

Na manhã desta sexta-feira, 21, acontece o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, com diversas apresentações educacionais. As comemorações da semana da cidade seguem com o Desfile dos Cavaleiros, realizado pelo Rancho do Cowboy e com o apoio da prefeitura, no dia 23, saindo do Almoxarifado Central.

Haverá, ainda, uma sessão solene organizada pela Câmara Municipal e o tradicional baile de aniversário, realizado pelo Rotary Club. O show da cidade com artistas dos gêneros pagode e sertanejo, acontece na quinta-feira, 3 de abril, na Avenida José Soares de Faria.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?