CapivariMombucaNotíciasRafardRegião

Cidades da região devem emitir certificado justificando não atendimento a pacientes do SUS

04/08/2014

Cidades da região devem emitir certificado justificando não atendimento a pacientes do SUS

Medida foi exigida pelo Ministério Público Federal em janeiro; Capivari ainda não se adaptou ao novo serviço

REGIÃO – Há seis meses, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou a 20 cidades da região de Campinas que passassem a emitir certidão a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que não recebessem atendimento, explicando o motivo. Apenas sete colocaram a exigência em prática. De acordo com informações divulgadas pelo G1, Rafard, Capivari, Mombuca e Elias Fausto não estavam entre elas.

No entanto, em contato com as assessorias de imprensa das prefeituras dos municípios citados, O Semanário foi informado que apenas Capivari ainda não implantou a medida, mas que as providências estão sendo tomadas para que o serviço seja estruturado e cumprido, com base na recomendação.

A Coordenadoria de Saúde de Mombuca, por sua vez, afirma que emitiu resposta ao MPF na primeira semana de abril, e que o modelo de certidão “foi devidamente encaminhado ao órgão solicitante”. “Porém, até o momento nenhuma certidão foi utilizada, pois não ocorreu nenhum caso de omissão de socorro ou falta de atendimento do SUS”, garante o coordenador da pasta, Freddy Sanchez.

Ele explica que lá os pacientes são atendidos na Unidade Mista de Saúde (UMS) e, ainda, são encaminhados para as unidades de referência, como o pronto-socorro de Capivari e nas cidades da região. “Em Mombuca, há também as visitas domiciliares do Programa Saúde da Família (PSF)”, completa.

Certidão de recusa de atendimento entregue para os pacientes de Monte Mor (Foto: Reprodução/Sávio Monteiro/EPTV)
Certidão de recusa de atendimento entregue para os pacientes de Monte Mor (Foto: Reprodução/Sávio Monteiro/EPTV)

Em Rafard, a diretora de Saúde, Ivone Infante, frisa que a medida já foi implantada e que a certidão está disponível na recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS); a Diretoria de Saúde afirmou também que já enviou resposta ao Ministério Público Federal. Em relação à situação na cidade de Elias Fausto, a assessoria do município não havia se pronunciado até o fechamento desta edição.

A recomendação foi emitida para todas as cidades que fazem parte da subseção judiciária de Campinas e para o estado de São Paulo em janeiro deste ano. Indaiatuba foi a primeira cidade a entregar o documento para a população. Em seguida, Monte Mor, Amparo, Vinhedo, Hortolândia, Artur Nogueira e Sumaré também passaram a fornecer o formulário.

Outras nove cidades ainda não se manifestaram sobre a mudança: Campinas, Holambra, Jaguariúna, Jarinu, Morungaba, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse e Valinhos. O prazo final para que todos os municípios passem a entregar a certidão é dia 24 de setembro.

Segundo o MPF, essa decisão está amparada na lei que prevê o instrumento da recomendação e na lei de transparência na administração pública. A promotoria poderá entrar com uma ação na Justiça para obrigar a cidade que não se adaptou a cumprir a exigência e até estabelecer uma multa.

Como funciona
O documento é um formulário que deve ser solicitado pelo paciente. Na certidão deve constar o nome dele, a unidade de saúde procurada, data, hora e o motivo da recusa do atendimento. Um dos objetivos dessa medida é dar à pessoa prejudicada mais recursos para entrar com uma ação judicial contra o SUS.

Se a unidade se negar a entregar o documento, o paciente deve reclamar diretamente na Secretaria Municipal de Saúde ou no Ministério Público.

Plano de acompanhamento nacional da saúde
A recomendação faz parte do plano de acompanhamento nacional da saúde do MPF, que existe desde outubro do ano passado. A entrega da certidão de recusa foi eleita como prioridade para esse ano. Outras cidades do país já implementaram a medida.

A escolha dessa decisão ocorreu porque a promotoria considerou vaga a resposta dada aos pacientes sobre a falta de atendimento. Normalmente, ela se dá de forma verbal e breve, sem esclarecer o tempo de espera e a previsão de contratação de mais profissionais da área procurada, por exemplo. A certidão de recusa também ajudará o estado a monitorar quais os serviços que não estão sendo prestados. Com informações do G1

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?