Rafard

Coleta seletiva não funciona e moradores denunciam; prefeitura assegura que separação acontece no aterro

13/04/2018

Coleta seletiva não funciona e moradores denunciam; prefeitura assegura que separação acontece no aterro

José Luis Bizon Garcia usou a tribuna livre da sessão ordinária para denunciar caso do lixo aos vereadores (Foto: Divulgação/Câmara de Rafard)

RAFARD | Se tornou comum em Rafard ver pessoas justificando que não contribuem com a coleta seletiva porque o caminhão mistura tudo – lixo doméstico e recicláveis. Uma das denúncias partiu do morador do Centro, José Luis Bizon Garcia, que durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 20 de março, usou a tribuna livre para expor o caso aos vereadores.

Segundo Garcia, o lixo está sendo depositado no almoxarifado da prefeitura e também atrás de uma empresa no Distrito Industrial da cidade. “Tudo fotografado com fotos de satélite e fotos no local, até comentários entre um funcionário da empresa com o responsável na prefeitura pela área de meio ambiente. Tem fotos e vídeos”, garante.

O leitor, Mario Bedendi, que também é morador do Centro, denunciou que a coleta seletiva não está funcionando há um bom tempo, já que a prefeitura recolhe lixo doméstico e recicláveis ao mesmo tempo e deposita tudo junto no caminhão. “É preciso tomar providências quanto a essa situação, estamos fazendo a nossa parte”, conscientiza.

Procurada pela reportagem d’O Semanário, a assessoria da Prefeitura de Rafard esclareceu em nota, que o Serviço de Obras e Limpeza do município mantém a coleta toda segunda, quarta, sexta e sábado, e que os entulhos são coletados duas vezes por mês, uma no início e outra no fim de cada mês.

“O veículo usado para a coleta de lixo é um caminhão que está em estado crítico, que já foi para o conserto várias vezes, inclusive nesta última semana, o veículo está quebrado novamente, e a coleta está sendo feita com o caminhão e uma máquina”, justifica o governo municipal.

De acordo com o Executivo, por conta dos gastos e frequentes problemas mecânicos com o caminhão de lixo, um dia da coleta foi reduzido. “Por conta disso, a reciclagem está sendo coletada no mesmo dia do lixo doméstico. A separação está sendo feita no destino final, que é o aterro sanitário, do qual a prefeitura paga pelos serviços”, explica.

O prefeito, Ilson Donizete Maia, afirma que novos investimentos devem acontecer ainda este ano para melhorar o serviço de coleta de lixo e será avaliada a possibilidade de voltar a coletar os recicláveis em dias diferentes.

“Sobre a denúncia do sr. Luis Bizon, a cerca de lixos depositados no almoxarifado, o mesmo não ocorre, pois, toda coleta é destinada para o aterro de Rio das Pedras, do qual a prefeitura contrata o serviço. Sobre a denúncia de despejo irregular por parte da empresa Kânia, a administração municipal informa que não recebeu nenhuma denúncia oficial e que até o momento nenhuma irregularidade foi constatada”, encerra a nota do governo municipal.

A denúncia foi protocolada na Câmara Municipal e deve ser apresentada na sessão da próxima terça-feira, 17, para que os vereadores votem pela instauração de uma comissão de investigação ou pelo arquivamento.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?