Turismo

Coluna Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Observação de aves

O setor de turismo da prefeitura de Sorocaba desenvolveu um roteiro de observação de aves da cidade, que será lançado no corrente mês em conjunto com um clube que a este assunto se dedica chamado Coaves (Clube de Observadores de Aves).

Paço Municipal de Sorocaba. Foto: Zaqueu Proença

Já havia sido lançado um guia completo com todas as aves que podem ser encontradas em Sorocaba, como também já houve a instalação de placas informativas nos principais parques de Sorocaba, com indicação das aves que podem ser observadas, além da produção de folhetos instrutivos.
O citado Clube promove encontros e eventos relacionados ao tema, reunindo-se mensalmente, seja para palestras, seja para observação em campo.

Cidade privilegiada

Jardim Botânico de Sorocaba. Foto: Zaqueu Proença

Sorocaba é uma cidade privilegiada no número de parques e áreas verdes disponíveis para a observação de aves.
Não apenas por possuir uma grande quantidade de locais adequados, como também por sua grande variedade de ambientes naturais, onde é possível encontrar vegetação de mata fechada, ambiente aquático e áreas de campo aberto.
Cada parque possui uma característica própria em termos de vegetação, e por essa razão, afeta-se a avifauna que pode ser observada no local.
Visite Sorocaba em sua primeira oportunidade.

Conselho de Sorocaba

Por aqui chegamos à Sorocaba. Foto: Prefeitura

Entre os bons Conselhos de Turismo que temos no Estado de São Paulo, com Lei correta, reuniões produtivas, e total transparência, precisamos destacar o Conselho de Turismo de Sorocaba.
Até é o caso de se recomendar para você entrar no site daquela prefeitura e clicar nos Conselhos da cidade e, em seguida, clicar no Conselho Municipal de Turismo.
Você vai ver todas as Atas e as pautas, não só as últimas como também as de anos anteriores, já com espaço para outras informações a respeito do turismo de Sorocaba que estarão ali aparecendo.

Itararé turística

Posto de Informações Turísticas de itararé-SP

Além das formosas e belas cidades Estâncias Turísticas que temos no Estado de São Paulo, temos também inúmeras cidades para os seus passeios e fins de semana, e que são denominadas com o título de “Municípios de Interesse Turístico”, uma velha bandeira da AMITur.
São cidades com enorme potencial em cultura, em turismo e em meio ambiente, geralmente com vasta beleza panorâmica.
Itararé é uma das cidades que mereceu tal título.
Os 300 km de boa estrada desde a capital, nos oferece tudo de bom, no mesmo tempo que levamos para atravessar a nossa capital em dias de congestionamento.
Visite Itararé. E se oriente na Prefeitura (15) 3531-1749.

Rio Verde

Rio Verde, em Itararé/SP

O Rio Verde é um dos rios mais conhecidos da região.
Seu nome deriva da sua coloração esverdeada devido às rochas calcárias do seu leito.
A sua nascente fica no município de Itararé em uma altitude de 1000m, em área de preservação estadual, e percorre um longo trecho por áreas protegidas e particulares de reflorestamento de pinus e eucaliptos.
Suas corredeiras leves, poços e “panelas” são perfeitos para o lazer e descanso e, por isso, recomenda-se uma visita.
A prática de boia Cross é feita durante o verão.
Itararé é oficialmente reconhecido como ‘Município de Interesse Turístico’ pelo Governo do Estado de São Paulo.

Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – julho/2021

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?