Turismo

Coluna Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Cidade das Flores

A cidade teve o seu início em 1948 quando uma liga de agricultores católicos da Holanda comprou terras por aqui para instalar suas gerações que precisavam de novos espaços após a Segunda Guerra Mundial.

As terras foram compradas do que então se chamava Fazenda Ribeirão, distante 40 km de Campinas.

A cidade das flores

Quando se diz “cidades das flores” todos já sabem se tratar da cidade de Holambra a qual, desde 1998, ostenta merecidamente o título de Estância Turística.

O cultivo de flores teve início timidamente em 1951, com a produção da Palma de Santa Rita, mas só na década seguinte a cultura se expandiu.

Outros títulos

Holambra é uma das cidades brasileiras com o maior índice de qualidade de vida e se firmou como um dos principais destinos turísticos de todo o Estado de São Paulo.

Holambra/SP

Ostenta o título de maior produtora e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do país, com justa fama internacional.

Emancipada politicamente em 1991, Holambra continua se desenvolvendo sem perder as suas características principais, o charme, a arquitetura e a tranquilidade comuns às cidades europeias.

Registro histórico

O “Museu Histórico e Cultural de Holambra”, localizado no centro de Holambra (Alameda Maurício de Nassau), expõe a sua história através de um acervo de duas mil fotos.

Todas essas fotos, vejam só, foram registradas pelo próprio fundador da cidade, o senhor Wim Welle, pai de Catharine Welle que às vezes está por lá para contar mais.

Museu Histórico e Cultural de Holambra/SP

Há réplicas de casa de pau-a-pique e alvenaria da época, devidamente mobiliadas, objetos, maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes.

Feriados e fins de semana aberto das 9h às 17h.

Para dias úteis, agendar antecipadamente.

Turismo o ano inteiro

O turista já descobriu que além da festiva “Expoflora” o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios.

Exemplo disso são o “Enflor”, o “Gardenfair” e a “Hortitec”, eventos de importância nacional e, ainda, o esportivo “Trekker-Trek”.

Moinho em Holambra/SP

Passeando entre as bonitas e reluzentes fachadas dos prédios pelo centro daquela cidade, você se vê rodeado de belas vitrines e, principalmente, de deliciosas guloseimas típicas, onde resistir é pecado!

Visite Holambra o ano inteiro!

Novo secretário

Está sendo anunciado que teremos no Estado de São Paulo um novo Secretário de Turismo, recaindo no nome de Herculano Passos que, assim, não voltará a se candidatar a novo mandato na Câmara Federal.

Herculano Passos deverá ser o nosso novo Secretário de Turismo do Estado

Isso porque, Vinicius Lummertz deixará o posto para a sua campanha a governador de Santa Catarina, onde é forte candidato.

Torcemos para o merecido sucesso dele no pleito catarinense.

Salão adiado

Com cidades tendo produtos e folheteria, mas com as suas prefeituras sem dinheiro. Outras prefeituras com dinheiro, mas sem produtos ou folheteria.

Os vários estandes adquiridos por prefeituras com dinheiro, com produtos e com folheteria, não foram suficientes para se manter a maior exposição das cidades turísticas paulistas e, por essa razão, está adiado o Salão São Paulo de Turismo antes previsto para o próximo novembro.

Os estandes já fechados já ficam prontos para a nova data, enquanto se espera que as demais prefeituras tenham caixa para acompanhá-los.

Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –outubro/2021

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?