Turismo

Coluna Turismo Paulista – Por Jarbas Favoretto

A atrativa Rosana

Rosana, uma das belas cidades do Pontal

No Estado de São Paulo temos cidades agradáveis, envolvidas por belezas naturais de tirar o fôlego, como é o caso da cidade de Rosana, com o Rio Paraná de um lado e o de outro o Paranapanema.

Em Rosana o encontro desses dois rios forma o extremo oeste do Estado, e divide São Paulo com Paraná e Mato Grosso do Sul.

A cidade foi emancipada em 1990, portanto já é maior de idade,

Ali estão duas Usinas Hidroelétricas.

A Usina em Primavera tem uma ponte com 11.380 metros de extensão e eclusa para facilitar a navegação fluvial e possibilitar nossa ligação com o Mercosul (Tem escada e elevador para os peixes).

Em Rosana funciona uma boa Universidade (Unesp) onde, entre outros cursos de graduação, está implantado o de Turismo com ênfase em Meio Ambiente, pelo qual atende toda a região extrema do Estado.

A prefeitura de Rosana, muito laboriosa e eficiente, armou-se de departamentos competentes e, dos que mais se destacam, estão o de Cultura e o de Turismo, com seguidos eventos de garantido sucesso, chegando a reunir 20 mil pessoas.

Muito o que ver em Rosana

Rosana tem duas Usinas Hidroelétricas. Foto: Ken Chu

A cidade de Rosana, banhada pela imensidão do rio Paraná, também conta com trechos com bancos de areia que formam várias e lindas praias fluviais em águas claras e cristalinas.

Todas sempre concorridas, e cada uma com o seu público específico.

Uma dezena de barqueiros leva você à passeios deslumbrantes.

Ali também estão o Museu Regional e o Horto Florestal, ambos sob a administração da Cesp, com visitas previamente agendadas.

É claro que a pesca em Rosana é outro item que se destaca para os aficionados.
Sua ótima gastronomia é outro ponto forte que você precisa conhecer e saborear.

Pôr do Sol maravilhoso e noite agitada fora do período da pandemia, tudo isso faz com que a cidade de Rosana, hoje oficialmente um Município de Interesse Turístico, até que já faz por merecer ter o título de Estância Turística, com os méritos.

Parque Balneário

Parque Balneário de Rosana/SP

Inaugurado em 1998, um grande atrativo é o Parque Balneário de Rosana e sua famosa prainha, contendo completa infraestrutura para todos que queiram se divertir.

Há restaurantes, camping, quadras e campos de futebol de areia, quiosques, etc., atraindo todo o pessoal da região, bem como encantando os turistas procedentes de lugares mais distantes.

A região é belíssima, com 34 mil hectares de parque, tudo bem cuidado pelo Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Programe em sua agenda um fim de semana em Rosana.

Aos conselhos de turismo

Uma das reuniões do Comtur de Pereira Barreto/SP

As muitas dúvidas que nos têm sido encaminhadas, vamos resolvê-las aqui de uma só vez, o que, aliás, já ensinávamos três décadas antes:

O Conselheiro de Turismo que for candidato a vereador ou a prefeito deve desligar-se do Comtur imediatamente, através de um simples comunicado à presidência, antes de ser por ela desligado.
Se tal candidato não for eleito, a sua Entidade pode vir a indicá-lo novamente para compor o Comtur.

E se ele for eleito, todos nós estaremos contentes pelo fato de termos, no poder executivo ou legislativo, alguém que já tenha tido contato direto com o turismo.

Outra possibilidade (até melhor em nossa opinião) é, simplesmente, não realizarmos reuniões do Comtur nos dois ou três meses que antecedem a eleição municipal, pois no seu seio sempre poderá haver simpatizantes de mais de um dos lados disputantes, evitando-se, assim, discussões pueris.

Durante a campanha, quando geralmente tudo vale, tudo também deve ser suportável e perdoável.

O importante é que, após a eleição, quem perdeu deve dar a mão para quem ganhou, e vamos juntos outra vez mostrar o que é um bom Comtur.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, setembro/ 2020

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios