NotíciasRafard

Com Aiuê de Natal, Abaçaí inicia atividades culturais em Rafard

19/12/2014

Com Aiuê de Natal, Abaçaí inicia atividades culturais em Rafard

Empresa promoveu uma amostra do que vai fazer na região para explorar a cultura local
Clique para ampliar (Fotos:
Clique para ampliar (Fotos: Laila Braghero e Túlio Darros/O Semanário/Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – A atuação da Abaçaí Cultura e Arte em Rafard começou em grande estilo, com a inserção do município no roteiro da Divina Mãe Peregrina, programa realizado há 15 anos em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida. A imagem de Nossa Senhora, que veio de Mairiporã, foi recebida por moradores e autoridades na manhã da última quarta-feira, 17, na rotatória Tarsila do Amaral, portal da cidade.

Cavaleiros liderados pelo Rancho do Cowboy e cerca de 50 veículos seguiram a santa em carreata animada pelas ruas rafardenses até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, onde rezaram uma dezena do terço. O cortejo também foi guiado pela Guarda Municipal, que auxiliou no trajeto. Em seguida, à noite, o padre José Eduardo Sesso celebrou uma missa com benção especial por intercessão da Mãe de Deus.

Na sequência, o vice–prefeito Carlos Roberto Bueno (PPS) entregou a imagem ao prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, de mesmo partido, e ao vice Vitor Riccomini (PTB), que em carreata levaram Nossa Senhora até a Praça Central do município, onde foi abençoada, às 20h30, pelo padre Adalto Demarchi, após outra missa, dessa vez na Paróquia São João Batista.

Para a estudante de Direito Talita Cecília Oliveira, 22, os moradores da Cidade Coração deveriam agradecer a vinda da imagem à cidade. “Nós fomos agraciados.” Assim como ela, a professora Rita de Cássia Martins, 48, acredita que eventos como esse são importantes para resgatar a religiosidade. “É uma forma de recuperar essa cultura da população, que acaba ficando esquecida. Tomara que esse seja um primeiro momento de muitos.”

Na mesma noite, a festa continuou na Matriz rafardense com o Aiuê de Natal. O Recital Cantares Natalinos abriu a programação com músicas latinas, apresentando um olhar diferente sobre essa época do ano.

Depois, na quinta-feira, 18, as atividades foram retomadas logo de manhã. Às 9h, a Fazenda São Bernardo foi palco de um grande compartilhamento cultural da Mesa Paulista. Violeiros, acordeom, Batuque Paulista e integrantes do Balé Folclórico de São Paulo foram algumas das atividades que marcaram o primeiro evento da Abaçaí em Rafard. Mais de 400 pessoas participaram da confraternização.

De acordo com o assessor de comunicação da empresa, Diego Dionísio, o Aiuê serviu para discutir um pouco mais sobre o que poderá ser feito na região para explorar a diversidade cultural que existe por aqui. “A partir de 2015, a Abaçaí vai explorar não só a Fazenda São Bernardo, mas vai trabalhar na identificação de conteúdo cultural no quadrante formado por Rafard, Capivari e Mombuca.”

São Bernardo será o berço dessa cultura, segundo o coordenador da ação em Rafard, Toninho Macedo. “Um dos projetos é a restauração do Casarão onde nasceu Tarsila do Amaral, bem como seu entorno.” Em clima de confraternização, o evento reuniu ainda representantes de diversas religiões para dialogar sobre a construção de uma cultura de paz.

“Um dos objetivos é implantar o sentimento de pertencimento, que é a crença subjetiva numa origem comum que une distintos indivíduos. Os indivíduos pensam em si mesmos como membros de uma coletividade na qual símbolos expressam valores, medos e aspirações. Esse sentimento pode fazer destacar características culturais e raciais”, explica Macedo.

Além de autoridades dos três municípios envolvidos, estiveram presentes os prefeitos de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito (PSB), e Santo Antônio da Alegria, Ricardo da Silva Sobrinho (PV), a vice-presidente da Comissão Paulista de Folclore, Neide Rodrigues, e secretários de Cultura de diversas cidades como Alagoinha, Atibaia, Joanópolis e Ilha Comprida.

Acompanhado do consultor Rodolfo Norivaldo Geraldi e do responsável pela divisão de sustentabilidade da Radar, André del Gaudio, o diretor-presidente da empresa, Colin Butterfield, prestigiou o evento e foi parabenizado pelos presentes por acreditar no projeto.

O momento ecumênico aconteceu na Capela São Bernardo, com benção e hasteamento da Bandeira da Paz. Foi realizada também uma caminhada pela fazenda com cantorias e presença da banda Bamados, de Capivari, além de diversos índios, que também expuseram peças artesanais. E, logo após alguns discursos, foi servido um almoço a todos os convidados.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?