CapivariNotícias

Com cadeiras de rodas e andadores, ação cobra respeito às vagas de idosos e pessoas com deficiência

Iniciativa da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto” foi realizada na manhã de sábado, 26, em frente à prefeitura

CAPIVARI – “Volto em um minuto! É rapidinho”, diziam os recados deixados em mais de 30 cadeiras de rodas e andadores que ocuparam as vagas de estacionamento da Rua XV de Novembro (quarteirão da Prefeitura Municipal) durante a manhã de sábado, 26, numa ação da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”.

A mensagem tinha destino certo: motoristas que insistem em estacionar irregularmente em vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiência, infringindo a lei. Em 2013, a Secretaria de Transportes Públicos e Trânsito (Semutransp) autuou 567 condutores por estacionarem em vagas exclusivas.

“Invertemos o padrão. Dessa vez, o motorista infrator é quem sentiu na pele as dificuldades que idosos e pessoas com deficiência encontram ao tentar estacionar e se deparam com as vagas destinadas a eles ocupadas irregularmente”, explica a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Juliana Pazianotto.

Quem passou pelo local elogiou a iniciativa. Para o morador David de Lima, pai do garoto cadeirante Heitor, 4, a ação reflete a esperança de melhorias futuras no quesito “educação no trânsito”. “A importância da campanha é a melhoria geral, tanto para nós quanto para o Heitor, que hoje depende de nós, mas um dia vai se locomover sozinho. Gostei muito. Ficamos felizes”, afirma.

Durante a atividade, foram distribuídas cartelas de “multa moral”. O documento se assemelha a uma notificação de multa real, mas não envolve valores, apenas cobra “consciência e atitude” de quem utiliza indevidamente vagas reservadas. Os cidadãos que receberam o material poderão atuar como “fiscais de trânsito”, multando simbolicamente, durante o período de um mês (até 26 de maio), motoristas infratores que estacionarem em vagas exclusivas.

Desde o início da campanha, estão sendo entregues 18 mil folders em toda a cidade. O material apresenta informações sobre as leis que regulamentam a reserva de vagas exclusivas, punição para quem as infringe e uso de cartão de credenciamento, obrigatório para áreas de estacionamento reservadas a idosos e pessoas com deficiência.

A ação contou com a presença do prefeito Rodrigo Proença (PPS), do vice Vitor Riccomini (PTB), da deputada estadual Célia Leão (PSDB) e dos vereadores Nelson Soares (PR), idealizador da campanha, Júnior Pazianotto (PPS), Flávio Carvalho (PSDB) e Valdir Vitorino (PROS).

Realizada pelas secretarias da Comunicação Social, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e de Transportes Públicos e Trânsito, a campanha tem o apoio da Guarda Municipal, do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e das funerárias São João e Conselvan.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?