A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) está expandindo sua rede de gás canalizado até o município de Capivari. As obras de implantação da rede começaram em dezembro do ano passado e têm previsão de término em agosto deste ano. O gasoduto terá uma extensão total de 49 km e um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões por parte da Companhia.
O projeto, no primeiro momento, irá atender o mercado industrial. “Atualmente, as indústrias localizadas na região são abastecidas a GLP (gás liquefeito de petróleo) ou óleo combustível e o gás natural surge como uma alternativa energética, mais limpa e competitiva”, explicou o gerente de Obras Especiais e de Alta Pressão, Jefferson Chaves. Além disso, “a disponibilidade dessa infraestrutura poderá facilitar a entrada no mercado de GNV (gás natural veicular)”, ressaltou.
A obra
O projeto será implantado através de uma rede de 49 km, partindo do sistema existente no município de Campinas, passando pelo município de Monte Mor, até chegar a Capivari. Parte da obra, dentro dos municípios, será realizada pelo método não destrutivo (MND), chamado também de perfuração horizontal direcionada. Esse método funciona abrindo-se duas valas, de aproximadamente 1,5m x 1,5m, a cerca de 200 metros de distância uma da outra, e a tubulação é instalada no subsolo.
Serão aproximadamente 150 homens trabalhando em duas frentes, de duas empresas especializadas em construção de gasodutos. “A Comgás investe muito na segurança dos seus empregados e da comunidade onde atua. O resultado desse investimento é o padrão internacional de segurança que a Companhia tem hoje”, destacou o gerente assistente de Operações Especiais, Reforço e Remanejamento, Fernando Gomes. Nos últimos cinco anos, a Comgás ganhou o prêmio de segurança concedido pela American Gas Association (AGA), por ter obtido o menor índice de incidentes registráveis por km de rede.
Benefícios
O gás natural é uma alternativa energética moderna que leva comodidade e segurança. Como é mais leve que o ar, o gás natural se dissipa facilmente em caso de vazamento, diminuindo o risco de incidentes.
Além disso, na indústria, reduz os custos operacionais, com maior qualidade e continuidade no abastecimento, o gás natural evita gastos com manutenção e a compra de equipamentos antipoluição. A combustão é limpa, o que não exige tratamento dos gases. Sua utilização em área urbana, em substituição a outros combustíveis, reduz a emissão de poluentes e evita a produção de cinzas e detritos.
A aplicação do gás natural também pode ser útil na geração de vapor, na climatização (ar quente ou frio) e na cogeração de energia elétrica. “A cogeração com o gás natural é usado normalmente na substituição de combustíveis mais poluentes. Esse processo utiliza maior quantidade de energia útil, com o mínimo de energia residual, o que significa maior rendimento global e menor custo de energia”, informou o superintendente de Grandes Consumidores, Sergio Pais.
A Comgás
Maior empresa de distribuição de gás natural do Brasil e trabalha para ser a maior e melhor da América Latina. A empresa tem mais de 9,3 mil km de redes em operação em sua área de concessão: Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e o Vale do Paraíba. Essa área concentra cerca de 25% do PIB Brasileiro.
Atualmente, a Comgás atende mais de 1,2 milhão de clientes, sendo a maior parte deles (sendo 99%) no segmento residencial, foco estratégico da companhia. Mas é o mercado industrial que consome o maior volume de gás distribuído pela Companhia: mais de 70% de todo o gás vendido. A Comgás ainda atende comércio, o setor automotivo, projetos de termo e cogeração.