NotíciasRafardRegião

Como evitar carrapatos e pulgas

Os meses mais quentes do ano trazem as condições ideais de temperatura e umidade para a proliferação de pulgas e carrapatos e, consequentemente, infestações mais frequentes, já que estes parasitas utilizam o sangue dos animais como alimento. Somado a essa elevação da proliferação dos parasitas, observa-se também um aumento significativo de proprietários passeando com seus animais em ambientes de alto risco, como em parques, praças e hospedando-os em “hotéis” para animais, o que pode aumentar ainda mais a incidência das infestações.
A redação do Jornal O Semanário recebeu diversas ligações dos munícipes de Rafard reclamando sobre uma possível infestação de carrapatos na cidade. Foi realizado contato com a Vigilância Sanitária para saber sobre o assunto e se realmente era verídica essa informação.
O agente de saúde de Rafard, Valmir José Barbosa, disse que a informação não procede e que não há uma infestação de carrapatos, mas o que acontece é a falta de limpeza dos locais onde esses parasitas podem se esconder, acarretando assim a procriação deles, problema ocasionado por animais de rua que ficam constantemente nos portões das casas e de passarinhos que deixam esses parasitas por onde passam, dentre outros. “A população nos procura para irmos até o local e efetuarmos a limpeza, mas nós somos apenas orientadores e a Vigilância Sanitária não tem nenhum veterinário para tratar dos animais. Nós vamos até o local e orientamos como a população deve fazer a higienização do ambiente e como tratar o animal. Nós aconselhamos também que além da higienização do local e após o banho do animal, seja colocada a coleira contra pulgas e carrapato, resolve e muito o problema.”, declarou Valmir.

Parasitas
O controle de pulgas e carrapatos nos animais de estimação vai além de cuidados usuais como banho semanais e aplicações de medicamentos. Quando há infestação desses tipos de insetos, cerca de 95% dos carrapatos e 60% da pulgas estão presentes no ambiente, como por exemplo nos quintais, corredores e em outras partes da casa. Por isso, para que o controle seja efetivo, é necessário ter atenção especial e redobrada também com os locais de circulação de cães e gatos.
As pulgas e carrapatos buscam ambientes adequados para sua reprodução que, se efetivamente concluída, inicia a infestação do local pela quantidade de ovos que põem em um único ciclo. As pulgas chegam a pôr entre 500 a 600 ovos e os carrapatos adultos, de quatro a cinco mil ovos.
Os ambientes mais propícios para a reprodução destas pragas são as frestas de paredes ou muros e os vãos existentes em pisos de tacos ou tábuas, que podem servir de abrigo. No caso da pulga, locais com acúmulo de pó são os preferidos para sua instalação e proliferação. Já o carrapato, após abandonar os hospedeiros (cachorros, gatos e até mesmo o homem), passa 90% de sua vida no ambiente.
Além de acarretar doenças aos animais domésticos (como dermatite alérgica, viroses, salmonelose e peste bubônica) pulgas e carrapatos podem também transmitir vírus e bactérias ao homem. Por isso, a limpeza e higienização de todo o ambiente onde os animais domésticos circulam são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar de toda família.

Higienização
Para evitar a infestação ou agir para o controle de pulgas e carrapatos, é necessária uma ação conjunta de tratamento do animal e do ambiente. A lavagem semanal de objetos como panos, cobertores e brinquedos é uma das formas de precaver a infestação de pulgas e carrapatos nos ambientes.
Além disso, alguns hábitos são recomendados: manter a casa limpa e aspirada (utilizar o aspirador de pó com saco descartável auxilia na remoção de ovos e larvas presentes no ambiente), lavar e aplicar carrapaticidas na casa, nos jardins e quintais, ter o cuidado com a vegetação e limpar frequentemente são fatores muito importantes para evitar ambientes úmidos e adequados para o desenvolvimento de larvas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?