NotíciasRafard

Conferência municipal busca aperfeiçoar o Sistema Único de Assistência Social

17/08/2015

Conferência municipal busca aperfeiçoar o Sistema Único de Assistência Social

Conferência contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Therezinha Moreira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Conferência contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Therezinha Moreira
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Ocorreu na segunda-feira, 10, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O tema da atual edição foi “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026”, e teve como lema “Pacto Republicano no Suas rumo a 2016: O Suas que temos e o Suas que queremos”.

O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, contou com um bom público, que acompanhou as palestras da psicóloga do Cras Aline Cristina da Silva e de Helena Francisco da Silva. Elas explicaram o significado do Sistema Único de Assistência Social (Suas), destacando os avanços do sistema, avaliando a atual situação da Assistência Social e propondo novas diretrizes para seu aperfeiçoamento.

Com base na análise e na avaliação local referente à política de Assistência Social, (avaliando o Plano Decenal 2005/2015), foram propostas novas diretrizes em vista do Plano Decenal do Suas – 2016/2026. A diretora do Departamento de Assistência Social, Nádia Quadros, avaliou como positiva a VII Conferência.

“Tivemos uma boa participação da população, o que é fundamental dentro da nossa proposta, pois pudemos discutir e avaliar questões relevantes relacionadas ao âmbito social. Com a colaboração de todos poderemos construir uma sociedade cada vez menos desigual, fazendo com que Rafard se desenvolva cada vez mais.” Dentre os pontos levados em consideração, estão:

– Identificar os grupos mais vulneráveis do território e suas condições de vida;

– Identificar se houve crescimento da violência motivada pela intolerância e discriminação – violência de gênero, por orientação sexual, raça ou origem regional;

– Identificar novos grupos que desafiam a atuação e a regulação da política de assistência social, como imigrantes e refugiados e o crescimento da população idosa, dentre outros;

– Potencializar a capacidade da rede socioassistencial para assegurar proteção social a grupos mais vulneráveis no cenário de transição sociodemográfica e crise econômica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?