EditorialOpinião

Confie desconfiando

25/09/2015

Confie desconfiando

foto_editorial_desconfianca
Imagem: Reprodução/Internet

EDITORIAL | Muito bem eternizou o poeta Carlos Drummond de Andrade ao dizer que “a confiança é ato de fé, e esta dispensa raciocínio.”

Pois bem. Em tempos de tecnologia aflorada que conduz cada dia mais o ser humano a ser dependente, principalmente das redes sociais, a dúvida que surge é se estamos confiando de mais ou raciocinando de menos.

Não bastasse os golpes do bilhete premiado, dos telefonemas do falso sequestro e tantos outros que mostram a criatividade utilizada por criminosos, infelizmente, a favor do mal, agora os crimes cibernéticos são a bola da vez. Mas não são crimes de pedofilia ou estelionato, pasmem, estão anunciando vagas de emprego de empresas que sequer existem ou têm a intenção de se instalar na cidade.

Em Capivari, um falsário anunciou vagas de emprego para trabalhar em uma das franquias do MC Donald’s – a maior rede de fast food do mundo – que estaria se instalando na cidade. E foi além, anunciou um telefone de uma empresária que nada tem a ver e sofreu com ininterruptas ligações durante dias, questionando sobre a vaga.

Moral da história: com certeza, dezenas ou centenas de pessoas que enviaram seus currículos com os dados pessoais para o e-mail divulgado, tiveram os dados expostos, e o pior, sem mesmo saber quem é o falsário e o que pretende fazer com isso.

É tempo de ter fé, mas também de raciocinar, pesquisar e porque não dizer investigar antes de tomar qualquer decisão. Enfim, é preciso confiar desconfiando.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?