Capivari

Confira a segunda e última parte da entrevista com os candidatos Albiero, Proença e Borsari

30/09/2016

Confira a segunda e última parte da entrevista com os candidatos Albiero, Proença e Borsari

Os três candidatos que disputam o cargo máximo na Prefeitura de Capivari, nas eleições municipais deste ano, expoem suas ideias e respodem aos questionamentos do jornal O Semanário; confira as propostas de cada um na segunda e última parte da entrevista
Luis Albiero, Rodrigo Proença e Tetê Borsari (Fotomontagem: O Semanário)
Luis Albiero, Rodrigo Proença e Tetê Borsari (Fotomontagem: O Semanário)

Nesta edição, O Semanário traz a segunda e última parte da entrevista com os candidatos a prefeito de Capivari. Luis Albiero (PT), Rodrigo Proença (PSDB) e Tetê Borsari (PSD), respondem a mais nove questões e disputam a preferência do eleitorado. Confira:

O Semanário: O senhor pretende construir casas populares para as pessoas de baixa renda?

Luis Albiero: Sim, tanto pelos métodos tradicionais, por meio de cooperativas públicas como a CDHU do governo do estado e a COHAB de Campinas, mas também por meio do programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida”, importante iniciativa dos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma que, pelo menos até aqui, parece que serão mantidos pelo atual governo ilegítimo.

Rodrigo Proença: Sim. Estamos construindo 224 casas populares, cujo critério de distribuição contempla a população de baixa renda no nosso município. Nosso trabalho junto à Secretaria de Habitação do município é constante na busca de novos empreendimentos imobiliários que facilitem o acesso dessas pessoas à aquisição de sua casa própria. Com o bom relacionamento que temos com o Governo do Estado e com deputados que nos apoiam vamos trazer mais casas populares e proporcionar à população de Capivari o direito à moradia.

Tetê Borsari: Esse é um de nossos compromissos com a população, além da construção de casas populares, iremos criar o “Fundo Habitacional Municipal” para financiar a habitação popular além de incentivar a iniciativa privada através de Planos Habitacionais bem definidos para a construção de loteamentos e condomínios que atendam todas as faixas salariais.

O Semanário: Quais as propostas para o setor de Educação?

Luis Albiero: Na área da educação, as prioridades serão combater a evasão escolar – problema extremamente grave no município, sem qualquer preocupação por parte dos recentes governos municipais –, promover a plena inclusão dos alunos com deficiência e implantar, aos poucos, a “Escola do Futuro”, um conceito inovador de ensino que considera novos formatos, inclusive o espaço físico da aula, a qualidade e a disposição das cadeiras etc. Com inovações e aproveitamento constante dos avanços tecnológicos, proporcionaremos um ensino atraente e proveitoso aos alunos e gratificante aos profissionais que atuam na área.

Rodrigo Proença: Vamos concluir a construção das escolas da Vila Fátima e Santa Teresa D’Ávila, construir as escolas dos bairros Santa Rita de Cássia e do Caraça, próximo ao bairro São João Batista, vamos reformar e ampliar as escolas da Vila Balan e do Ribeirão, cobrir as quadras das escolas Aldo Silveira, Lúcia Rosária Armelin Stefanini, Professor Cherubim Fernandes Sampaio, Dra. Jurema e Professora Maria Rosa Lembo Duarte. Também vamos aumentar o valor do Cartão Material Escolar, manter e ampliar o Reembolso dos Estudantes, ampliar o número de salas multifuncionais para melhor atendimento de alunos com deficiência e valorizar todos os profissionais da educação.

Tetê Borsari: Vejo a Educação como um dos principais pilares de nossa sociedade, por isso, em nosso Plano de Governo nos preocupamos em estabelecer propostas que contemplassem todos os setores da área. Para isso, iremos criar a ética (Escola em Tempo Integral de Capivari), que oferecerá cursos profissionalizantes e extracurriculares para os jovens de nossa cidade. Iremos também reformar e ampliar as escolas existentes, adequando-as as suas necessidades. Além de atualizar e garantir o Plano de Carreira da Educação contemplando todos os profissionais que trabalham na Educação. No nosso governo a Educação de Capivari vai voltar a ser referência na região.

O Semanário: Desde sempre, os municípios do interior sofrem com o pequeno efetivo no setor de Segurança, seja com os policiais militares ou na Guarda Municipal. Apesar dos baixos índices de criminalidade, os pequenos furtos vêm aumentando. O que o seu governo pretende fazer para melhorar a segurança pública?

Luis Albiero: Os índices de criminalidade não são tão baixos – via de regra são maquiados – e vêm aumentando substancialmente. E a forma de os reduzir é a prevenção. Não adianta ter um corpo policial preparado para combater o crime depois que ele acontece. É preciso evitar que ele se consume. Para isso, há recursos tecnológicos, como o uso de tablets ou aparelhos celulares conectados entre guarda civil, polícia militar e outros órgãos de segurança e repressão, que precisam ser utilizados. O videomonitoramento também é indispensável. Com guardas devidamente treinados, os agentes poderão detectar, nas vias públicas, movimentos suspeitos, levantar dados dos veículos, abordar pessoas e, se for o caso, abortar uma operação criminosa.

Rodrigo Proença: Em primeiro lugar vamos contratar novos guardas municipais, e então ampliar as rondas nos bairros. Apresentaremos novo estatuto para o aprimoramento da atuação da Guarda Civil. Outra área que sofre com furtos é a zona rural, para a qual vamos implantar a Guarda Ambiental. Ela será responsável pelo patrulhamento nessa região. E finalmente, vamos modernizar o sistema de monitoramento em nosso município.

Tetê Borsari: Uma de nossas principais propostas para a Segurança Pública de Capivari é a criação do COI (Centro Operacional Integrado), com câmeras inteligentes nas entradas e saídas do município, integradas ao banco de dados da polícia de mais de 20 cidades da região. Entre outros benefícios, esse sistema evitará furtos e diminuirá ainda mais a criminalidade de nossa cidade.

O Semanário: O uso e abuso de álcool e drogas entre jovens e adolescentes já se tornou um problema sério de Saúde Pública. Quais são suas propostas para a prevenção ao uso de álcool e drogas? E para as famílias já afetadas pelo problema? O que será feito, caso seja eleito prefeito de Capivari?

Luis Albiero: A prevenção se dará por amplas campanhas de conscientização. Já para as famílias afetadas, entre nossas propostas está a de um programa semelhante ao do Saúde da Família, constituído por equipes multidisciplinares de profissionais pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e da própria área da saúde, sobretudo saúde mental, que detectarão as famílias em que haja pelo menos um membro com desajuste social de qualquer ordem, farão visitas para diagnosticar os problemas específicos e prestarão orientações para a solução, seja internação ou tratamento no próprio domicílio. Esse programa será utilizado também para combate à evasão escolar.

Rodrigo Proença: Um trabalho muito sério e importante que temos desenvolvido em nossa gestão é o Promad (Programa Municipal Antidrogas). Nele são abordados os riscos do uso de álcool e drogas, de forma educativa através das escolas, pelos nossos profissionais da Guarda Civil Municipal. Crianças e adolescentes são educados para se prevenir contra o uso dessas substâncias. Fortaleceremos esse trabalho. Quanto àquelas famílias já afetadas pelo problema do álcool e das drogas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, incrementaremos e ampliaremos a atuação do trabalho do CAPS AD.

Tetê Borsari: Iremos fortalecer o PROMAD aumento o trabalho de conscientização, criar programas sociais, esportivos e culturais para envolvimento dos jovens, criar áreas de lazer nos bairros e desenvolver parceria com clinicas e instituições que tratam o já dependente químico.

O Semanário: Hoje, o Serviço de Saúde é uma das principais expectativas do eleitor. Quais são seus principais projetos para a Saúde de Capivari?

Luis Albiero: A primeira medida será adotar todos os esforços e recursos necessários para promover a abertura da UPA, construída e ociosa há quatro anos, fruto de convênio com o governo federal. A UPA foi concebida para funcionar e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Com ela, reduziremos a demanda da Santa Casa e poderemos por um fim à dolorosa intervenção, que a tirou das mãos dos seus bravos diretores, assim demonstrando nosso respeito aos que a fundaram em 1898 e a vinham administrando desde 1900. E promoveremos o aumento de médicos, explorando todas as possibilidades do Programa Mais Médicos, criado pela presidenta Dilma e mantido pelo atual governo federal.

Rodrigo Proença: Vamos viabilizar, junto ao Ministério da Saúde, a construção de postos de saúde para atender as regiões dos bairros Vila Fátima, Nova Aparecida e Estação, Jardim do Bosque, Jardim Branyl, Pinhalzinho e Vila Balan, e bairros Santa Rita e Ribeirão. Vamos reformar o Posto de Saúde do Porto Alegre, vamos adquirir novos veículos para o transporte de pacientes e implantaremos o atendimento pediátrico 24 horas na Santa Casa, para a qual também aumentaremos os repasses financeiros.

Tetê Borsari: A Saúde será prioridade para nós. Vou acabar com a falta de medicamentos nos postos, acabar com a fila de espera para consultas e exames, criar novos postos de PSF em bairros e criar um centro de especialidades médicas (com a opção de ser regional).

O Semanário: Quais os planos para o prédio da UPA?

Luis Albiero: Dar a ele a destinação necessária, imposta por força de convênio firmado entre o Município e o governo federal. Até porque não teremos alternativa, ou cumpriremos o convênio ou teremos que devolver ao Ministério da Saúde todos os milhões investidos com recursos federais, com multa, juros e correção. A Prefeitura atual já tentou junto ao Ministério alterar a destinação para “centro de referência” do idoso e obter aumento do repasse federal, mas não teve êxito. Agora inventa que teria autorização para uma alteração radical, transformando-a em “centro de convivência” da terceira idade, só que não mostra documentos da autorização, número dos processos etc. Fazer o que o atual prefeito vem prometendo será desastroso para o Município, como desastrosa foi a intervenção na Santa Casa.

Rodrigo Proença: Quando assumimos a Prefeitura em 2013, encontramos o prédio da UPA abandonado. Fomos obrigados a concluir as obras. Mas Capivari, como outros 500 municípios brasileiros com cerca de 60 mil habitantes, não tem recursos financeiros e logística suficiente para atender às exigências de funcionamento impostas pelo Ministério da Saúde. Recebemos um ofício de aceite e informamos a mudança de finalidade do prédio da UPA. Confirmamos que o prédio da UPA será o Centro de Convivência da Melhor Idade, também chamado de Centro Dia, um espaço onde as pessoas com mais de 60 anos que precisam de cuidados, terão atendimento geriátrico, fisioterapêutico, ocupacional, lazer, atividades físicas, alimentação e higiene pessoal.

Tetê Borsari: Vou fazer o que o atua prefeito prometeu e não fez, ou seja, vou abrir a UPA. No meu governo ela funcionará 24 horas por dia com médico e pediatra.

O Semanário: Qual a sua visão sobre a Santa Casa? Como será o seu trabalho de apoio e parceria para que ela possa superar as dificuldades financeiras vividas atualmente?

Luis Albiero: A Santa Casa é fruto de uma luta histórica do povo de Capivari. Foi fundada em 1898 e inaugurada em 1900. São dezesseis anos de luta, de denodo de bravos dirigentes que tudo fazem para prestar um serviço de saúde de qualidade ao munícipe capivariano e às pessoas da região. É um hospital privado que não tem nenhuma obrigação de atender à população nos moldes do SUS. Esse esforço, que não é de um grupo, não é de hoje, tem que ser reconhecido pelo município. Retirar a administração da Santa Casa pela via da intervenção foi uma iniciativa desastrada e dolorosa do governo municipal. Vamos devolver a Santa Casa aos seus verdadeiros administradores e, se houver interesse deles, firmar os convênios necessários para que possa atender pelo SUS.

Rodrigo Proença: A centenária Santa Casa merece nosso reconhecimento pela sua história de vida e de luta para se manter. Não abandonamos a nossa história. Assumimos a Santa Casa em 2016, e desde então o atendimento melhorou de forma visível. Rodrigo e Vitão é o governo que mais repassou recursos para a Santa Casa. Vamos melhorar esses repasses e valorizar o atendimento naquele hospital. E a partir de 2017 teremos o atendimento pediátrico 24 horas.

Tetê Borsari: Lutarei incansavelmente para abrir a UTI. Não me conformo com o absurdo de manter a UTI da Santa Casa fechada e pagar pela UTI de um hospital privado. Vou trabalhar a gestão da UPA e da Santa Casa de uma maneira compartilhada, para que possamos remunerar melhor os profissionais e atingir resolução dos problemas. Também incentivarei através de subsidio para a instituição.

O Semanário: O Parque Ecológico é hoje um local de caminhadas e atividades físicas, porém, se observa pouca ou quase nenhuma atividade esportiva e de lazer realizada no espaço. Quais serão as suas ações para atrair os moradores a frequentar o Parque Ecológico da cidade?

Luis Albiero: Não apenas ao Parque Ecológico, mas daremos vida nova a todos os equipamentos públicos destinados à prática de esporte, aproveitando–os de modo adequado e racional, como o ginásio Ronaldão. Nosso projeto é estimular atividades físicas tomando como referência os esportes olímpicos, a começar dos que exigem menos infraestrutura, como os de velocidades, salto à distância, mas alcançando também os mais sofisticados, como natação e os coletivos. O esporte é fundamental para o desenvolvimento humano, pois desperta noções de coletividade, disciplina, respeito a regras e vontade de vencer. Se não formarmos atletas olímpicos, com certeza formaremos cidadãos melhores.

Rodrigo Proença: O Parque Ecológico foi construído em terreno particular pelo prefeito Carlos Borsari. Não se podia fazer melhorias naquele local devido a problemas jurídicos, que foram resolvidos recentemente, permitindo ao município, a partir de agora, com a posse definitiva do local, fazer os investimentos necessários. Portanto, agora podemos e vamos revitalizar o Parque Ecológico para que as famílias de toda a nossa Capivari tenham um local para a prática de atividades de esporte e lazer.

Tetê Borsari: Criarei o Domingo no Parque, onde um domingo por mês teremos shows, apresentações e entretenimento para a família. Instalarei lá uma sala de educação ambiental para crianças e jovens e construirei a segunda etapa do parque.

O Semanário: Se eleito, qual o seu projeto para o Estádio Municipal Carlos Colnaghi? E para o Esporte em geral?

Luis Albiero: O Estádio Municipal Carlos Colnaghi continuará sendo cedido ao Capivariano Futebol Clube que, afinal, representa a cidade, leva o nome de Capivari para todo o país, mas sua utilização exclusiva para essa finalidade terá que ser revista. Não faz nenhum sentido ter um equipamento público do porte do Estádio dedicado a apenas uma equipe de futebol profissional. Pretendemos socializar seu uso, ampliando os atores que possam dele fazer uso. De mais a mais, a arquibancada custou e continuará custando muito caro aos cofres do Município, que segue pagando prestações do empréstimo feito pelo atual governo municipal, e tem que ser utilizado por toda a coletividade capivariana. Quanto ao esporte, de um modo geral, já foi respondido na questão anterior.

Rodrigo Proença: O Estádio Carlos Colnaghi continuará a passar pelas reformas necessárias para concluirmos a construção da Arena Capivari. Nela ofereceremos diversas modalidades esportivas e educacionais. O projeto prevê ainda a criação de galeria para o atendimento da população em dias de eventos. Para o esporte em geral, vamos instalar academias ao ar livre nos bairros São João Batista, Jardim do Bosque, Jardim Branyl, Santa Rosa, Jardim Elisa, Vila Fátima, Nova Aparecida, Santo Antônio, Vila Izildinha, Santa Teresa D’Ávila, Vila Cardoso, Vila Balan, Pitangueiras, Santa Teresinha, Porto Alegre, no Morada do Sol, dentro do parque Ecológico e em outros bairros da cidade. Também daremos maior apoio às associações e instituições esportivas que incentivam a prática das variadas modalidades esportivas, realizaremos as corridas de rua e o Capivari Kids Run e daremos mais apoio ao programa Vamos Correr.

Tetê Borsari: Recuperar as áreas que o atual prefeito abandonou, áreas como o Ginásio Ronaldão, o Centro de Lazer do Trabalhador (bosque dos Pinheiros), área de lazer da Vila Cardoso, do Santo Antonio, quadra do Jardim Elisa. Incentivaremos a formação de atletas de diversas modalidades, através de escolinhas, parcerias com academias, campeonatos municipais e regionais. Vamos voltar a valorizar os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. No estádio Carlos Colnaghi, primeiro faremos uma auditoria para saber como se gastou milhões de reais e não terminou a obra que já apresenta problemas. Depois apresentaremos um plano de trabalho para evitar desperdícios de recursos como está havendo hoje.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?