CapivariMombucaRafardRegião

Confira o funcionamento do Detran.SP nos últimos dias do ano

26/12/2017

Confira o funcionamento do Detran.SP nos últimos dias do ano

Unidades de todo o Estado funcionam até esta quinta-feira, 28 de dezembro; Atendimento será retomado em 2 de janeiro, a partir das 12h

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado funcionarão até esta quinta-feira, 28. O expediente ficará suspenso entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro. A partir das 12h do dia 2/1, terça-feira, o atendimento será retomado.

O Disque Detran.SP, central telefônica para informações aos cidadãos, voltará a atender em seu horário regular, das 7h às 19h, em 2/1.

Confira na tabela abaixo como será o expediente do Detran.SP nos últimos dias do ano:

Os postos Poupatempo terão a mesma escala de atendimento. Unidades do Detran.SP integradas a prefeituras ou delegacias podem seguir o expediente desses órgãos.

Desta forma, quem tem documento de habilitação ou veículo para regularizar ou retirar deve se programar antecipadamente para ir a um posto. Vale ressaltar que muitos procedimentos podem ser

feitos eletronicamente, por meio do portal www.detran.sp.gov.br.

Serviços eletrônicos

O Detran.SP oferece 27 serviços online em seu portal www.detran.sp.gov.br. Na página, o cidadão pode fazer procedimentos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e PID), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Licenciamento de veículos

Todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2018 sem o licenciamento do exercício 2017 (cujo calendário obrigatório teve início em abril).

Portanto, para viajar tranquilo durante as festas de fim de ano, o condutor deve licenciar o veículo antes. Não precisa imprimir boleto, basta informar o número do Renavam para pagar a taxa do serviço, que custa R$ 85,24.

O licenciamento pode ser feito presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo ou de forma eletrônica via sistema bancário (caixas eletrônicos e internet baking), com entrega do documento pelos Correios. Mas atenção: o prazo para recebimento via Correios é de sete dias úteis após a emissão.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima e rende multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação do proprietário e remoção do veículo ao pátio.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?