CapivariDestaquesMombucaRafard

Conheça o vereador da sua cidade

Série ‘Meu representante’ | Luis Fernando Zape, Sele Rosada e Chico Cezarin participam nesta edição

Nesta edição, continuamos a trazer o breve relato da vida e trajetória política dos eleitos ao Legislativo de Rafard, Capivari e Mombuca. Os vereadores Luís Fernando Zape, de Rafard, Jeisele Renata Rosada, de Capivari, e Ivair Antônio Cezarin, de Mombuca, foram os entrevistados da semana. Confira abaixo:

Luís Fernando Zape é advogado, pastor e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Luís Fernando Zape é advogado, pastor e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rafard

Um dos novos nomes no Legislativo de Rafard é o do vereador Luís Fernando Zape. O rafardense de 37 anos, já foi morador da antiga Colônia do Café, próximo à Fazenda São Bernardo. Hoje, casado, ele continua a residir no município.

Advogado por profissão, Zape também é pastor da Igreja Evangélica Moriáh, cuja Congregação fica no bairro Moreto, em Capivari. Eleito pelo Partido Progressista (PP), com 154 votos em 2020, essa foi sua segunda candidatura, sendo a primeira em 2016, quando obteve 85 votos.

Como membro do Legislativo, ele afirma que o vereador é o interlocutor entre o cidadão e as demandas da sociedade, através dos gestores dos recursos públicos. Zape defende que o vereador deve agir com liberdade e autonomia, a fim de buscar um cenário, que favoreça o alcance do bem comum.

O parlamentar declarou que irá sempre atuar em favor da população, ouvindo suas necessidades e buscando criar leis e indicar políticas públicas que atendam às demandas da sociedade rafardense.

Sobre as prioridades para o desenvolvimento do município, ele acredita que, entre as principais necessidades de Rafard, estão a saúde e a limpeza pública. O desenvolvimento socioeconômico e as áreas ambientais, de cultura e lazer também devem estar entre as pautas de prioridade.

sele-rosada-vereadora-capivari
Sele Rosada, primeira mulher com deficiência física a ocupar uma cadeira no Legislativo capivariano (Foto: Arquivo pessoal)

Capivari

Jeisele Renata Rosada, é a Sele Rosada, de 42 anos, Bacharel em Administração de Empresas, e eleita vereadora em Capivari com 552 votos, filiada ao PSL.

Sele é pessoa com deficiência. Ela nasceu com má formação nos membros superiores e doença crônica no coração, porém, as limitações físicas nunca a impediram de trabalhar e atuar em projetos sociais.

Uma de suas experiências profissionais foi como analista fiscal na iniciativa privada, depois ela abriu sua própria empresa no ramo de estamparia, com atuação por 5 anos no mercado, e logo em seguida, ela ocupou o cargo de diretora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Capivari, nos anos de 2017 a 2020.

Atualmente, a vereadora se dedica ao trabalho exclusivo no Legislativo, com indicações, projetos e busca de parcerias e soluções para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos e oportunidades garantidos.

Além da militância política, Sele tem iniciativas em projetos sociais como o Natal 10, desde 2009 e o projeto Anjos de Amor, desde 2017. Ela também ministra palestras motivacionais desde 2011.

O reconhecimento de sua atuação política e social, fez de Sele Rosada, a primeira mulher com deficiência a ocupar uma cadeira na Câmara de Capivari.

Chico Cezarin, vereador de Mombuca (Foto: Divulgação/Câmara de Mombuca)
Chico Cezarin, vereador de Mombuca (Foto: Divulgação/Câmara de Mombuca)

Mombuca

Mais conhecido na cidade como Chico Cezarin, Ivair Antônio Cezarin, é mombucano e foi eleito o 3º vereador mais votado.

Cezarin tem 54 anos e se candidatou ao cargo de vereador pela segunda vez. Na primeira ficou suplente, e veio a se eleger na segunda tentativa com 107 votos.

Ele é casado há 31 anos, pai de uma filha e trabalha como operador de máquina no carregamento de cana-de-açúcar. Cezarin é de família de sitiantes e nasceu no sítio Cafezal, em Mombuca, onde até hoje tem familiares que continuam na área rural.

Como vereador, ele afirma que é o representante dos ‘sitiantes’ na Câmara Municipal. Uma de suas prioridades é atuar, junto ao Poder Executivo, para investimentos de melhorias nas estradas rurais.

O vereador acredita nos bons resultados da atual gestão municipal, e para ele, a principal necessidade do município, nos dias de hoje, é a vinda de indústrias para a geração de empregos.

Cezarin vê com bons olhos a renovação no Legislativo da cidade, do qual foram eleitos sete novos nomes para a composição de vereadores da Casa de Leis.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303
Botão Voltar ao topo
Skip to content