DicasEducação

Conheça três oportunidades para quem quer atuar como voluntário

Imagem ilustrativa

Bem visto em processos seletivos de grandes empresas e universidades estrangeiras, voluntariado pode abrir portas para carreiras de sucesso

Atuar como voluntário em projetos de impacto social é uma ótima forma de investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além de terem a oportunidade de promover transformações e ajudar outras pessoas, voluntários contam com um diferencial importante em seus currículos, já que esse tipo de experiência é bem vista tanto por recrutadores de grandes empresas quanto por universidades estrangeiras em seus processos seletivos.

“O trabalho voluntário contribui para o desenvolvimento das chamadas soft skills, que são habilidades que envolvem relação e interação com outras pessoas, como empatia, colaboração e comunicação”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.

Ela conta que a demanda por esse tipo de habilidade é crescente tanto no mercado de trabalho quanto em universidades de ponta. Além disso, o voluntariado pode ajudar a pessoa a acumular experiência para a carreira, ampliar sua visão de mundo, estabelecer networking e exercitar o autoconhecimento.

“Por envolver atividades bastante ligadas a propósito, esse tipo de atuação pode ajudar o voluntário a ter um entendimento maior sobre aquilo que o motiva e que o move, facilitando a identificação de caminhos profissionais que o farão se sentir realizado”.

Confira, abaixo, três dicas selecionadas pela Fundação Estudar para quem interesse em realizar trabalho voluntário:

Fundação Estudar

Criada em 1991 pelo trio de empresários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, a Fundação Estudar é referência nacional pela sua atuação, dedicada a formar lideranças alavancando os estudos e carreira de jovens brasileiros. Seu programa de voluntariado, que tem inscrições abertas até a próxima segunda-feira (20 de maio), recruta jovens para ajudar a organização sem fins lucrativos a levar seus cursos aos quatro cantos do país. Os voluntários atuam com divulgação, captação de alunos e apoio na organização dos cursos. Além de receber treinamento e mentoria para desenvolver habilidades em áreas como venda e marketing, o participante tem acesso a uma série de benefícios, como participação em eventos e isenção em cursos. Além disso, o programa oferece oportunidade de networking com a rede de lideranças formadas pela Estudar – pelo programa de bolsas da organização, por exemplo, já passaram nomes como o empresário Bernardo Hees e a ativista e deputada federal Tabata Amaral. O programa de voluntariado dura de quatro a cinco meses e exige dedicação mínima de oito horas semanais. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos.

Cidadão Pró-Mundo

A Cidadão Pró-Mundo é uma ONG de mais de 20 anos que busca promover igualdade de oportunidades por meio do ensino voluntário de inglês em comunidades carentes das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Bragança Paulista e Diadema. As aulas têm três horas de duração e ocorrem aos finais de semana. Cada turma tem uma equipe de professores que atua em sistema de rodízio, de forma que os alunos tenham aulas toda semana, mas cada professor só vá à unidade uma vez por mês. Cada aula tem três horas de duração. Para ser professor voluntário, não é preciso ter formação ou experiência prévia na área, já que a ONG oferece treinamento com seu time pedagógico. Só é necessário, claro, ser fluente em inglês. As inscrições para o segundo semestre estão abertas até o dia 24 de maio. Além de professores, a Cidadão Pró-Mundo também recruta voluntários para atuar em funções administrativas, tanto nas unidades quanto na sede da organização.

Aiesec

Que tal unir a experiência do voluntariado à vivência no exterior? A Aiesec é uma organização global dedicada a desenvolver jovens lideranças por meio de programas de intercâmbio em ambientes multiculturais e desafiadores. Por meio do programa Voluntário Global, a Aiesec seleciona pessoas com idades entre 18 e 30 anos para trabalhos voluntários em ONGs, fundações e escolas em outros países. O voluntário participa de projetos que envolvem alto grau de responsabilidade, o que contribui para que ele possa realizar seu potencial de liderança. Pelo site da organização, você consegue filtrar oportunidades de acordo com seu perfil, formação e área de interesse. O programa dura de seis a oito semanas.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar contribui para a formação das futuras lideranças transformadoras do Brasil por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Mais informações: www.estudar.org.br

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?