NotíciasRafard

Quedas de energia continuam incomodando moradores

29/09/2015

Quedas de energia continuam incomodando moradores

Interrupções no fornecimento de energia elétrica são mais frequentes na Rua Domingos Ruzza; CPFL Paulista não se pronunciou sobre o problema até o fechamento da edição
Rua Domingos Ruzza ficou no escuro duas vezes no último domingo (Foto: Diego Moura/Creative Commons)
Rua Domingos Ruzza ficou no escuro duas vezes no último domingo (Foto: Diego Moura/Creative Commons)

RAFARD – Rafard continua sofrendo com quedas constantes de energia. Somente na noite de domingo, 20, o serviço foi suspenso na Rua Domingos Ruzza duas vezes. O problema é que, sem energia, algumas casas que recebem água de poços artesianos também ficam sem o abastecimento, que depende de eletricidade para bombear a água. Questionada, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Segundo a dona de casa Silvana Christofoli, em cerca de 15 dias, a Rua Domingos Ruzza ficou pelo menos sete vezes no escuro. “Mas é só aqui no nosso quarteirão, que pega uma parte da Rua Pedro Turati e uma parte da Osvaldo Ricomini. Já reclamei no 0800 da empresa, mas nada resolve”, afirma. “Mas a conta vem bombando”, critica a professora Mirella Stucchi Assalin Chiarion, de 30 anos.

A moradora disse que tem criança pequena em casa e que, por isso, não pode ficar sem energia elétrica. “Está acabando toda semana. Precisa resolver urgente esse problema.” Para a empresária Sirene Callegari, de 43 anos, “isso já virou palhaçada ou falta de respeito com nós moradores”. “Estamos enfrentando sérios problemas. Pagamos nossos impostos em dia. Está demais isso. Estou revoltada.”

“Na Rua Pedro Turati também estamos ficando sem energia sempre”, garante a professora Marilda Bragion, de 50 anos. “Ontem [domingo] aconteceu duas vezes. Nos dias de chuva forte e vento até dá para entender, mas ontem não foi o caso”, continua a moradora. “Seria ótimo se resolvesse esse problema, pois corremos o risco de termos outros prejuízos”, lembra.

O escritório do jornal O Semanário, que fica na Rua Domingos Ruzza também sofre com as constantes interrupções. Segundo o proprietário Túlio Darros, o consumidor fica com um prejuízo muito maior do que os descontos na conta de energia. “Por duas vezes tive que dispensar os funcionários, pois sem energia, internet e telefone um jornal não funciona. Além disso, corremos o risco de termos que arcar com a queima de aparelhos eletrônicos”, relata.

Segundo Darros, um chamado para analisar a qualidade da energia na rua e identificar o porque das constantes paralizações já foi aberto em seu nome. “Peço que todos os moradores que estiverem sofrendo com isso façam o mesmo. Liguem no 0800 010 10 10 da CPFL e façam a reclamação da qualidade da energia, relatando as constantes quedas”, conclui.

A administradora de empresas Deise Campanholi disse que os problemas parecem ser constantes também na vizinha Capivari, onde ela conta ter passado por um dos momentos mais difíceis da sua vida. “No dia do meu casamento aluguei uma chácara no bairro Bela Vista e fui supreendida na hora do almoço com a queda da energia. Liguei diversas vezes na CPFL solicitando uma solução urgente porque estava com as bebidas no freezer e a festa começaria às 19h30. Sem ser atendida, a energia só foi reestabelecida às 21h, quando todos os convidados já estavam na festa. Passei um dos momentos mais estressantes e humilhantes da minha vida em um dia tão especial”, desabafa.

O consumidor de energia elétrica deve se dirigir primeiramente à concessionária de distribuição. Caso não obtenha resposta à solicitação ou se a solução apresentada não for satisfatória, pode recorrer à Agência Estadual Conveniada e, posteriormente, à Aneel, por meio do telefone 167, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?