ArtigosLeondenis Vendramim

Coragem 2

No aramaico, língua original da maioria dos escritores do Velho Testamento, a palavra Chazaq significa coragem, força …

Mahatma Gandhi, considerado o maior líder da índia, participou da guerra pela independência de seu país, notabilizou-se ao lutar contra a Inglaterra sem armas. Ficou conhecido como apóstolo da “Satyagraha”, (resistência não violenta).

Deus recomenda: “Esforça-te, sejas corajoso, não te espantes diante deles, pois o Senhor teu Deus está contigo não te deixará, nem te desamparará.” (Deuteronômio 31:6)

Na língua grega a palavra “andrea” (andrea) significa homem, força, coragem. Foi assim que Deus estimulou Paulo, que passara por tantas tribulações e quase morte: “Paulo, tenha coragem! (andrea) Como testificaste de Mim em Jerusalém, importa que testifiques em Roma.” (Atos 23:11).

Tanto no caso de Josué como no de Paulo, a palavra é traduzida para o latim como “cordis” (coração); o coração era considerado a sede dos sentimentos, da coragem, e da inteligência. ainda, se usa a expressão “amo de coração”. É plausível defender que Deus usa a expressão: “seja corajoso de coração,” isto é, confie inteiramente em Deus e vai, porque Eu estarei com você, não tema.

Coragem é característica pessoal dos sábios e virtuosos, disse Aristóteles (século 4 a.C.); é a principal das qualidades morais. Tal virtude, incentiva a enfrentar, tanto os problemas internos, quanto os dramas e perigos externos, reconhece e luta contra suas imperfeições a fim de mudar internamente. Coragem é necessária para enfrentarmos a nós mesmos e admitir que podemos estar errados. Lembro-me de uma frase de Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo.”

Não pressuponha que não tenha medo. Coragem não é ausência de medo, mas é o uso de toda a força e a determinação interna para enfrentar o medo. Todos têm problemas e preocupações internas no mundo em que se vive, não há acepção de pessoas: ricos e pobres, fortes ou fracos, homens ou mulheres, adultos ou crianças, todos têm medo.

Já nos referimos à expressão do filósofo Aristóteles: “O mundo envelhece apodrecendo”, Ele pensava na questão moral. Paulo, no século 1 d.C. disse: os homens maus irão de mal a pior (2 Timóteo 3:13) “Nos últimos dias virão tempos difíceis, os homens serão ególatras, gananciosos, desobedientes aos pais, ingratos, cruéis, irreconciliáveis, sem afeto natural, traidores, atrevidos … E João 5:19: o mundo inteiro jaz no maligno.

O mundo todo está carcomido pela imoralidade, pela violência, a humanidade esqueceu-se de Deus e de sua lei, voltou-se para o seu ego, tornou-se desumana, nosso mundo é sombrio, perigoso e cheio de incertezas, e, ainda cantam: “Deixa a vida me levar”.

Os países mais ricos e cultos não se desprendem das fornalhas emissoras de óxido de carbono, da devastação das matas, da poluição das nascentes de água, cada vez mais gananciosos exploram uns aos outros ameaçando de guerras com armas nucleares. A ONU, criada para pacificar seus 193 membros e o mundo, é impotente e tendenciosa.

A profecia prediz o aumento de acidentes naturais (vulcões, terremotos, maremotos, secas, incêndios e enchentes, crimes, maldade … Ver Mateus 24:1-14).

Crianças com meses de vida são estupradas por aqueles que deveriam protegê-las. O feminicídio cresceu assustadoramente no mundo, na Itália 59%, no Brasil, em 2024 houve um aumento de 32%. Os demais crimes aumentaram 26% (38.076 casos).

As gangues, dominam os países e prisões. Somente no Haiti há 200 gangues que agem livremente. Elas estão mais e melhor equipadas e armadas do que a polícia. O PCC é uma instituição internacional poderosíssima, foi responsabilizada pelo Paraguai, pelo assassinato do promotor Marcelo Pecci.

A classificação dos países com mais tráfico de drogas e armas, assaltos e outros crimes são: 1º Mianmar, 2º Colômbia, 3º México, 4º Paraguai, o Brasil aparece em 22º lugar, mas é o sétimo em criminalidade. As gangues dominam os presídios. Infiltram-se na política desde a Suécia, EUA, até o Brasil.

É preciso ter muita coragem para viver nestes últimos dias. Há medo de sair à rua, dos assaltos nas saidinhas de banco, dos golpes.

O que será dos nossos filhos e netos, da geração futura? Deus é o “refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1). “Não temas pois estou contigo, Eu sou o teu Deus …” (Isaías 41:10). Ele é a única segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo